en / fr / es / pt / de / it / ca / el

As notícias de 3568 coletivos anarquistas são postados automaticamente aqui
Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

100 anos de Murray Bookchin

No dia 14/01/1921, em Nova Iorque (território dominado pelo estado dos EUA), nascia Murray Bookchin.

De formação marxista-leninista, em decorrência de sua família, Bookchin foi criado desde cedo dentro do Movimento Infantil Comunista e mais tarde ingressando na Liga dos Jovens Comunistas. Com o passar dos anos e seus descontentamentos com o comunismo autoritário, Bookchin, na década de 50, se aproxima do anarquismo, onde posteriormente escreve diversas obras importantíssimas para a prática e o pensamento libertário.

Murray Bookchin teve bastante importância por aprofundar, dentro do anarquismo, os debates e práticas acerca das questões ecológicas, desenvolvendo a ideia de Ecologia Social, como também por desenvolver diversas críticas ao urbanismo e ao modelo de cidade produzido pela sociedade capitalista, desenvolvendo as concepções de “municipalismo libertário”, ideia já desenvolvida por alguns anarquista anos antes de Bookchin, porém aprofundada e melhor divulgada por ele .

Posteriormente, Bookchin se afasta do anarquismo, se autodenominando comunalista e/ou municipalista, por diversas frustrações pessoais, porém, não se afastando da prática e pensamento emancipatório, autônomo e antiautoritário.

Essa é uma pequena homenagem aos 100 anos de Murray Bookchin do Instituto de Estudos Libertários

Por: Rodolpho Jordano Netto (IEL)

Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum

NO TWITTER
NO MASTODON
NO TUMBLR

Camisetas Anarquistas ★ Frete grátis para todo o mundo

Religion Fiction
No gods no masters
Support indigenous resistance
Love Revolution
An injury to one is an injury to all
ACAB 1312
Atheist all star - free thinker
Sabotage
Consume
ACAB

Esta plataforma é inteiramente financiada pela No Dioses No Maestros Cooperativa.
As vendas também contribuir para arrecadar fundos para doações a várias organizações anarquistas e instituições de caridade ativistas.

Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]