

No dia 14/01/1921, em Nova Iorque (território dominado pelo estado dos EUA), nascia Murray Bookchin.
De formação marxista-leninista, em decorrência de sua família, Bookchin foi criado desde cedo dentro do Movimento Infantil Comunista e mais tarde ingressando na Liga dos Jovens Comunistas. Com o passar dos anos e seus descontentamentos com o comunismo autoritário, Bookchin, na década de 50, se aproxima do anarquismo, onde posteriormente escreve diversas obras importantíssimas para a prática e o pensamento libertário.
Murray Bookchin teve bastante importância por aprofundar, dentro do anarquismo, os debates e práticas acerca das questões ecológicas, desenvolvendo a ideia de Ecologia Social, como também por desenvolver diversas críticas ao urbanismo e ao modelo de cidade produzido pela sociedade capitalista, desenvolvendo as concepções de “municipalismo libertário”, ideia já desenvolvida por alguns anarquista anos antes de Bookchin, porém aprofundada e melhor divulgada por ele .
Posteriormente, Bookchin se afasta do anarquismo, se autodenominando comunalista e/ou municipalista, por diversas frustrações pessoais, porém, não se afastando da prática e pensamento emancipatório, autônomo e antiautoritário.
Essa é uma pequena homenagem aos 100 anos de Murray Bookchin do Instituto de Estudos Libertários
Por: Rodolpho Jordano Netto (IEL)
Fonte: Ielibertarios.wordpress.com