en / fr / es / pt / de / it / ca / el

As notícias de 80 coletivos anarquistas são postados automaticamente aqui
Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

130 anos de Victor Serge, uma pequena homenagem


300 visualizações


No dia 30 de dezembro de 1980 nascia, em Bruxelas, o anarquista Victor Serge. Apesar de ter nascido em Bruxelas, ainda com poucos anos de idade Serge e sua família se mudam para o território dominado pelo estado francês.

Nesse território, Serge foi membro do Partido Socialista Revolucionário até seus dezoito anos, o abandonando e tornando-se anarquista na mesma época, participando dos jornais anarquistas Lé Révolté e L’Anarchie, onde escrevia muitas vezes com o pseudônimo “Le Rétif” (“O Rebelde”).

Na década de 10 do século XX Victor Serge seria acusado de ter participação no Bando Bonnot, se recusando a se declarar inocente e também de denunciar seus companheiros ele e preso por cinco anos em regime de isolamento.

Em 1919 Serge, após uma tentativa que deu errado anos antes, consegue chegar ao território dominado pelo estado da União Soviética, tendo uma participação ativa no processo processo revolucionário. Devido ao seu vasto conhecimento linguístico, Serge é convidado para trabalhar na terceira internacional como jornalista, editor e tradutor. Mesmo cooperando com o regime ditatorial comunista que se instalava, Victor Serge não deixa de fazer críticas a Lenin e aos caminhos que a revolução tomavam.

Com a acessão do stalinismo, Victor Serge é obrigado a sair da URSS e se refugiar no território dominado pelo estado francês. Em 1940, com a ocupação nazista, Serge se muda com o filho para o território dominado pelo estado mexicano, onde viveria até seu falecimento.

Essa é uma pequena homenagem do Instituto de Estudos Libertários à Victor Serge.

Por Rodolpho Jordano Netto (IEL)

Fontes:

[1] pmpress.org

[2] workingclasshistory.com




Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum


SIGA-NOS
NO TWITTER
SIGA-NOS
NO MASTODON
SIGA-NOS
NO TUMBLR




Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]