Depois de adiamos por várias vezes, por conta da situação global de saúde, o nosso encontro será realizado na cidade de Dijon na França de 23 a 26 de setembro de 2021.

A essência das atividades da Rede Sindical Internacional visa apoiar as lutas sindicais no mundo : declarações ou mensagens de apoio, solidariedade financeira, divulgação das mobilizações em outros países, etc. Também sugerimos que haja debates em formato virtual de cinco temas : controle operário/autogestão ; direito dos migrantes ; direito das mulheres/feminismo ; anticolonialismo ; contra a repressão aos movimentos sindicais e sociais. Como toda atividade sindical, não faria sentido se não levássemos em consideração os debates setoriais por categoria profissional, desenvolvendo um vínculo direto com as experiências cotidianas dos trabalhadores, principalmente no espaço de exploração que é o local de trabalho.

Agenda de trabalhos para 2021, dentro do qual o encontro de Dijon em Setembro

Diante das incertezas quanto às possibilidades de viagens no primeiro trimestre, e apostando na possibilidade de viajar no segundo semestre, a coordenação da Rede propõe a seguinte agenda de trabalhos :

Reuniões temáticas através do aplicativo Zoom e com tradução simultânea :

 Direitos das mulheres, feminismo : 13 de março.

 Autogestão, controle operário : 10 de abril.

 Repressão : 8 de maio.

 Anticolonialismo : 22 de maio.

 Direitos dos migrantes : 12 de junho.

(para se inscrever e participar das reuniões : rsisl2021@solidaires.org)

Reuniões setoriais por categoria profissional

Propõe-se que cada grupo se reúna durante o primeiro semestre, em data decidida pelos próprios grupos, com o objetivo de enviar um relatório até o dia 1º de julho, tendo em vista que esses relatórios irão ajudar nos debates de preparação ao encontro presencial em setembro.

Os setores propostos são :

Comércio e serviços – Educação – Indústria – Saúde – Metroviarios/condutores – Ferroviário – Transporte aéreo – Telemarketing e telecomunicações – Correio – Aposentadas e aposentados – Funcionalismo – Trabalhadoras e trabalhadores precárizados – Estudantes/juventude.

(para se inscrever envie um e-mail para : rsisl2021@solidaires.org)

Plenária virtual da Rede

Queremos propor uma reunião plenária da Rede Sindical Internacional de Solidariedade e Lutas que será organizada por videoconferência, no dia 24 de abril, às 18h (de Paris), com o tema “Trabalhadoras e trabalhadores – nossas lutas na pandemia do coronavírus”. A plenária será através do aplicativo Zoom.

(para se inscrever envie um e-mail para : rsisl2021@solidaires.org)

4º encontro internacional

Está agendado de 23 a 26 de setembro em Dijon (França).

(As informações para inscrições serão enviadas em 5 de julho de 2021)

Fonte: Laboursolidarity.org