Agosto 12, 2021
Do Passa Palavra

Por Passa Palavra

Desde a criação do Passa Palavra somos reconhecidos pela produção de textos que trazem tanto relatos sobre lutas quanto discussões aprofundadas sobre diversos temas. Uma questão que sempre esteve presente para nós foi como transpor para outros formatos a qualidade do material que produzimos, ou ainda de que forma poderíamos diversificar a nossa produção e permitir que as reflexões atingissem mais pessoas. Os leitores mais antigos do site hão de se lembrar que várias iniciativas foram tentadas: com diferentes graus de sucesso, transmitimos uma série de debates ao vivo, criamos um site para vídeos, gravamos e disponibilizamos entrevistas.

Essas iniciativas estiveram relacionadas a dinâmicas internas do coletivo, mas também a uma busca de como encontrar um formato que se aproxime do cotidiano dos trabalhadores. Sem dúvida as maneiras como os trabalhadores têm de se informar e formar-se sofreram alterações significativas. Nos últimos anos ficou marcada a ascensão dos podcasts, um formato que permite que o tempo dedicado às tarefas domésticas e o tempo gasto para ir ao trabalho sejam também uma oportunidade de formação. Têm ainda a vantagem de não precisar, como no caso de vídeos, de uma exposição pessoal de figuras com as quais o espectador irá se identificar, podendo assim a aproximação ser com a temática debatida. Resolvemos, por isso, apostar nesse formato.

A ação da classe trabalhadora é permanente, ela continua a buscar seus caminhos, a cavar seus túneis e elaborar suas estratégias de luta. Porém, em tempos de redes sociais as atenções dos militantes costumam estar mais voltadas para o que aparece na superfície, afinal o que está sob os holofotes repercute mais. O que nos propomos fazer em nosso podcast é olhar para os caminhos que trabalhadores e trabalhadoras construíram e constroem em suas lutas, mas também decifrar quais caminhos subterrâneos se abrem hoje. Para isso faremos temporadas que tratarão de temas pertinentes às mobilizações dos trabalhadores, passando por mobilizações atuais, bem como debates relacionados às lutas e reflexões sobre lutas de outros momentos. Os episódios serão disponibilizados em agregadores de podcasts e estarão linkados na seção Passa Palavra TV (PPTV) do site.

Nossa primeira temporada é sobre os trabalhadores de aplicativos e suas lutas. Serão quatro episódios, lançados a cada duas semanas. Convidamos você a passar a palavra, ouvindo, indicando e comentando os caminhos da velha toupeira.

Fonte: Passapalavra.info