en / fr / es / pt / de / it / ca / el

As notícias de 3709 coletivos anarquistas são postados automaticamente aqui
Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

Anarquismo É ordem (pdf)


400 visualizações


REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE TEORIA POLÍTICA E ANARQUISMO

Cassio Brancaleone

Capa do livro

INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO:

“Este livro que vocês têm em mãos é uma imprescindível e urgente incursão nos campos da teoria (e da prática) política e social anarquista, produto da justa indignação pelas lacunas identificadas nas ciências sociais latino-americanas a respeito desse tema. Poderíamos dizer que ele pretende responder a uma sistemática “produção da ausência” que se dá na academia e na política, nas quais tanto as tradições liberais como a esquerda marxista se dedicaram há mais de um século a negar o papel e a importância da ampla e robusta tradição do pensamento e prática libertários. Recuperar, reconhecer e reatualizar os aportes anarquistas à teoria política e social, e sobretudo, à história e atualidade das lutas de emancipação social, é uma das tarefas inelutáveis proposta por esta obra. Nesse sentido, ela procura se afastar o máximo da cultura de guetificação, muitas vezes reproduzida pelos próprixs militantes do anarquismo, e apresentar ao público universitário em particular, e a todxs leitorxs interessadxs em geral, esta profícua fonte de propostas alternativas ao ‘caos’ sistêmico mundial”.

Gaya Makaran – Professora e Pesquisadora do CIALC – UNAM

Breve apresentação

Geralmente apresentada em debates e exposições a partir de suas raízes etimológicas, a an – arquia, expressão originária do grego, pode ser lida como ausência de poder, senhores, governos, autoridade, hierarquia etc. O anarquismo resiste em ser um sistema de ideias nominalmente autoral, como o marxismo, o que lhe conferiu uma certa virtude de escapar dos pontificados intelectuais e de instrumentalizações burocráticas engendradas pela razão de Estado. Essa condição especial, no entanto, não o impediu de existir com destacada presença histórica em várias partes do mundo e se desenvolver forjando algo que poderíamos expressar como tradição de pensamento e de luta social. A teoria política ignora e burla do anarquismo porque ele representa, justamente, a negação de um dos mais elementares baluartes da própria teoria política, qual seja, o axioma da ordem social como institucionalidade estatal e suas variantes modalidades de regimes de governo. Incluir o anarquismo com seriedade e honestidade em seu escopo de reflexões implicaria, no mínimo, em assumir as fragilidades dessa sua base constituinte, forçando-a ingressar em um indesejado modo de turbulência.

Sobre o autor:

Cassio Brancaleone participa como investigador do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE), do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN) e do Instituto de Estudos Libertários (IEL). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – campus Erechim, onde também integra a Seção Sindical dos Docentes da UFFS (SINDUFFS).

BAIXE O ARQUIVO PDF




Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum


SIGA-NOS
NO TWITTER
SIGA-NOS
NO MASTODON
SIGA-NOS
NO TUMBLR


Camisetas Anarquistas ★ Frete grátis para todo o mundo


ACAB 1312
No gods no masters
A.C.A.B. All Cops Are Bastards
War is peace - Freedom is slavery and ignorance is strength (1984)
Jesusbuster
Black Flag
Action anti-fasciste
I don't see any borders. Do you?
Antifa baseball club
TV Brainwash

Esta plataforma é inteiramente financiada pela No Dioses No Maestros Cooperativa.
As vendas também contribuir para arrecadar fundos para doações a várias organizações anarquistas e instituições de caridade ativistas.



Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]