Março 31, 2022
Do Reporter Popular
308 visualizações

 Por Repórter Popular – São Paulo

e Teia dos Povos – SP

Nesse sábado dia 26/03, o CUAPI – Coletivo Coletivo Urbano em Apoio aos Povos Indígenas, organizou a Oficina de Saúde da Mulher, convidando as companheiras Luciana Rodrigues Alvez, atuante na estratégia de saúde na região do Marsilac, e Jéssica Angelin, da Coletiva Território Samaúma. Houve muitos momentos de trocas durante a atividade tanto com os homens quanto as mulheres da aldeia. As mulheres ainda receberam algumas ervas utilizadas pela ginecologia natural ,atividade essencial para o cuidado e saúde indígena.
No mesmo dia, a Teia dos Povos, do Estado de São Paulo, retornou ao território para continuar a roça/horta que foi iniciada no ano passado, com a análise do solo. Foram levadas dezenas de ramas e sementes vindas do assentamento Egidio Brunetto, algumas do assentamento Terra Vista e da Horta Popular Alto do Getuba. O almoço foi feito pelos companheiros da Antar – Poder Popular Antiespecista, que também apoia o território.
Foi um dia extremamente produtivo onde os moradores da Yyrexakã ficaram muito alegres e onde os preceitos de apoio mútuo, solidariedade de classe, feminismo e soberania alimentar marcaram a construção de autonomia na Tekoa Yyrexakã, território Guarani.
Não obstante, essa retomada ainda encontra bastante adversidades, devido em grande parte pelo descaso da prefeitura da região e dos órgãos estaduais e federais. Precisamos, assim, construir autonomia nessas regiões, edificando um poder que realmente seja popular.
Para ajudar essa caminhada, se organize e procure a Teia dos Povos, atuante em diversas regiões do Brasil. O coletivo Cuapi também aceita doações:



Fonte: Reporterpopular.com.br