Novembro 20, 2020
Do Reporter Popular
327 visualizações


Nesta sexta-feira, 20, cerca de 300 pessoas participaram de uma manifestação em apoio à vereadora Ana Lúcia Martins (PT) e contra o racismo, em Joinville (SC).

O ato ocupou a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, para defender o mandato de Ana e protestar contra as ameaças de morte que a vereadora sofreu na última semana, por redes sociais.

Com faixas, cartazes e cantos contra o racismo e a violência dos de cima, a manifestação contou com a participação de partidos políticos, movimentos sociais, organização políticas e diversas outras entidades. Além de pessoas independentes.

As principais falas e ações foram realizadas pelos movimentos negros do município. Além de falas e cantos, poesias foram declamadas no local.

Entenda o caso

No último domingo, dia 15, Ana Lúcia Martins, mulher, negra, feminista e militante, foi a eleita a primeira vereadora negra da cidade.

Antes mesmo da eleição, ela vinha sendo alvo de xingamento e ataques. A situação ficou mais intenso quando um “radialista” da Jovem Pan Joinville atacou Ana, o Partido dos Trabalhadores e a esquerda em geral.

A situação chegou no limite quando um perfil falso, que afirmava ser neonazista, fez ameaças de morte e ataques racistas à vereadora e ao movimento negro.

Em uma das mensagens, o perfil anônima disse que “agora só falta matar ela e colocar o suplente que é branco”.




Fonte: Reporterpopular.com.br