325 visualizações


Hoje, 5 de maio de 2021, recebemos a triste notícia da morte do companheiro e amigo Nelson Méndez na Venezuela. A dor que sua partida nos deixa é a certeza de saber que um grande ser humano, um pensador e um lutador pelos ideais ácratas, um sábio articulador que nunca se afastou de seu espírito inquieto e libertário.

Nelson Méndez foi sociólogo, professor e ativista venezuelano. Desde 1995 editou o jornal El Libertario, publicação fundamental que foi um porta-voz dos movimentos sociais na Venezuela e na América Latina. Ele escreveu vários artigos e livros, tais como “Bitácora de la Utopía”. Anarquismo para el S. XXI” (2001), em co-autoria com Alfredo Vallota, e o recente “Gastronomía e Anarquismo. La utopía intensa de unir fogones, barricadas, placer y libertad” (2021), publicado pela Fundação Anselmo Lorenzo (FAL).

Em 2013, tivemos a sorte de tê-lo visitado em nosso país. Nessa ocasião, nosso grupo de estudo organizou uma conferência sobre a história do anarquismo na América Latina, que aconteceu no sindicato CONSTRAMET na tarde do dia 2 de outubro. Ele também participou da nona edição da Revista Erosión com uma prévia de seu livro sobre gastronomia e anarquismo.

Acompanhamos sua família e seus entes queridos na dor desses momentos, especialmente sua companheira Mina e seu filho Salvador. Nossos espíritos os acompanharão para dizer adeus ao companheiro Nelson com o compromisso de continuar forjando esse mundo novo que vive nos corações ácratas.

Erosión, Revista de Pensamiento Anarquista

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/06/mexico-sobre-nelson-mendez/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/05/06/venezuela-o-companheiro-nelson-mendez-morre-aos-68-anos-em-decorrencia-da-covid-19/

agência de notícias anarquistas-ana

criança traquina
saltita atrás dos pássaros
natureza em flor.

Helena Monteiro




Fonte: Noticiasanarquistas.noblogs.org