Abril 27, 2021
Do Agencia De Noticias Anarquistas

Quem somos?

Somos parte da comunidade da Escola Cooperativa de Permacultura, um espaço que construímos para levantar trabalho cooperativo, apoio mútuo e autogestão comunitária, e onde logo depois de começar “Monte sua Caixa Vegana” (uma Rede de Abastecimento e Produção Popular na pandemia) queremos dar o passo seguinte e…

O que faremos?

…levantar “LA KOLMENA” [A Kolmeia, em tradução do nome] o primeiro SUPERMERCADO COOPERATIVO, VEGANO, a GRANEL e onde, além disso, poderemos funcionar com a BANKA DO TEMPO em Santiago (um sistema de troca comunitária, onde trocaremos saberes, produtos e serviços na base da troca do tempo, e não em dinheiro), sistema através do qual, faremos turnos para baratear custos, e assim, manter a escola e outras iniciativas que estejam no caminho da autogestão comunitária.

O que temos e o que nos faz falta?

Com a experiência da “Caixa Vegana” trabalhamos estreitamente com redes de abastecimento e produtores agroecológicos, e já estamos ampliando a variedade de produtos e alimentos da Escola Cooperativa de Permacultura, onde produzimos sem exploração animal e levantamos constantemente com organização comunitária; jornadas de autogestão, cooperativas de trabalho, práticas abertas, oficinas e ciclos educativos desde as 7 áreas da permacultura, compartilhando e desenvolvendo alternativas energéticas sustentáveis, de saúde, alimentação, construção, bioconstrução, educação, cultura, ajudando também em hortas comunitárias, refeições comunitárias e sendo uma alternativa de organização na cidade.

Você pode olhar aqui mais desse trabalho comunitário:

https://www.facebook.com/escuelacooperativapermacultura ou https://www.instagram.com/permaculturacooperativa/

Já estamos habilitando a antiga fábrica de tecidos do bairro Franklin (em Santiago, muito perto da Escola), e o que nos falta para poder abrir são os refrigeradores, estantes, caixas registradoras, balanças, fornos, implementar a cozinha e terminar a infraestrutura.

La Kolmena, por ser uma rede de distribuição e troca de produtos elaborados por nossa própria comunidade, gera uma economia local e cooperativa, aumentando o acesso a alimentos livres de pesticidas, como os morangos hidropônicos de nossa querida @huerto_agroecologico_alma  parte da comunidade de trabalho da Escola.

Te convidamos a formar parte deste lugar de encontro e comunidade, momentos que nos permitem buscar uma alternativa em conjunto a esse sistema, nos entregando a outras formas de viver, de nos organizar, de trabalhar, de produzir, de redistribuir o que hoje vai aos grande conglomerados, para que nos canalizemos a projetos comunitários como a Escola e outras iniciativas que vão no mesmo caminho da autonomia, da soberania alimentar e do cuidado do ecossistema que habitamos.

Necessitamos de cada ajuda e de todas as mãos, para que sigamos em comunidade, construindo o caminho até o “bem viver”, até formas mais sadias de nos alimentarmos, formas mais conscientes de gestionar nossos resíduos, de construir uma economia livre de exploração animal e de qualquer tipo (e de quebra, amenizar os grandes danos que esta indústria gera em nossa saúde e no ecossistema que habitamos), e desta maneira, tirar os animais desta economia que os considera como coisas e objetos de consumo, e começar a considerá-los como sujeitos de direito, seres sencientes que – como nossa espécie – não merecem nem merecemos a exploração de nenhum tipo.

Como posso ajudar?

Você pode ajudar se somando a La Kolmena, comprando os produtos e alimentos que produzimos na Escola (e que chegarão assim que alcancemos a meta desta campanha), ou realizando uma doação através das outras recompensas de Catapúltame.

APOIE. COMPARTILHE. DIFUNDA!

#SumateaLaKolmena

Nos procure pelas redes como @permaculturacooperativa ou por @la.kolmena!

Aqui segue algumas das experiências que levantamos na Escola!

1ª Vendimia Urbana y Comunitaria:

Um dia na Escola:

>> Para colaborar financeiramente, clique aqui:

Tradução > Caninana

agência de notícias anarquistas-ana