Agosto 3, 2022
Do Reporter Popular
197 visualizações

Aee maninho! salve guerreiras! mães, trabalhadoras que levam o destino no peito toda a vez que a situação aperta, que falta mistura na panela, as contas tão cobrando juros e sugando a vida da gente.

Já sabe tia! Desistir nunca foi uma opção pra quem tá aqui embaixo..

Olha que “loco”, esse tal do mercado que falam no jornal, que a notícia fala como se fosse uma regra intocável do jogo, que nada nem ninguém pode contrariar, tipo uma lei do mundo burguês.

Pega a visão nessa treta do preço do diesel e da gasolina, essa ladaia toda de combustível, petróleo, petrobrás, mercado internacional. Já sabemos que esse é um preço foda, que lasca tudo, que começa na bomba do posto e vem que nem cascata, fazendo subir o rango e os bagulhos que a gente precisa pra levar uma vida massa.

Pois então chegada! O Brasil tem uma puta reserva de petróleo, tá no time das 20 maiores do mundo, e ganhou mais olho gordo dos gringos. Ficou na cobiça do capitalista grandão depois que apareceu o pré-sal.

Esse país tem produção de petróleo pra ser autosuficiente, mas sucateia e vende as refinarias e ainda amarra o bode dos preços do combustível no que tá valendo o dólar e o barril no comércio dominado pela alta classe de ricos e as autoridades burguesas, os patrões dessa cadeia produtiva. Esse é o “paranaue” da paridade de preços de importação – a política do PPI que começou a ser aplicada em 2016.

Quem ganha com o preço do combustível dolarizado? Aí que tá o golpe tio… A vizinha que tá defendendo as crias no osso, rachando uma lenha por que a jornada do mês não deu pro gás de cozinha que tá caro pra caralho, não é né. O tio que tá se gastando na boléia do caminhão e morrendo no custo do diesel também. E o mano que partiu “vida loca” no uber, tá pra cima e pra baixo tentando vencer o atraso do aluguel. Nem viu!

Preço dolarizado é ruim pra pobre que paga em real e bom pro capitalista que tá jogando e fazendo brique com petróleo e energia no mercado global, com preço internacional. Vê só! Acaba que o Brasil, com a reserva que tem, vende o óleo crú pra fora e importa refinado como diesel ou gasolina, por exemplo. Dá pra refinar por aqui mesmo, mas… aí que vem o diabo atravessando… as refinarias da Petrobrás tão no abandono, Bolsonaro e o governo da milicada tá acabando com elas e louco pra vender barato todo parque de refino pro mercado dos gringos.

Essa ladaia do combustível e dos preços tá mil grau lá fora, os jornais falando de escassez do diesel e o cacete, que tudo tá piorando mais com essa guerra. Umas semanas atrás, mais um país americano entrou na treta dos preços do combustível e da comida, e começou um movimento popular que explodiu nas ruas por causa dessa ladaia. O povo trabalhador do Panamá deu o verbo na rua, botou pneu pra queimar na pista, atravessou o caminhão na rodovia. Por uns dias indefinidos, sem hora pra acabar, fez parar tudo, pra botar abaixo esse sistema que nos governa pela fome e só obedece a vontade burguesa do mercado.

Olha pra cima irmão!! Cuidado pra não te pisarem em cima. A única economia que esses “tio” como o Paulo Guedes e os carniceiros do mercado tem na mente é como tiram de baixo, como exploram, esmagam, nos atiram no jogo da concorrência, pelado de direitos, um contra o outro. Não tem que ser assim! Não será!




Fonte: Reporterpopular.com.br