Novembro 4, 2020
Do Reporter Popular
386 visualizações


Apesar do contexto recente de tragédia pela morte de um jovem no Morro do Quilombo, executado pelas mãos da Polícia Milita de Santa Catarina, os moradores da Servidão da Jaca, no alto do morro, também puderam comemorar recentemente uma importante vitória popular.

No fim de semana do dia 31 de outubro se ouviram fogos de artifício no Morro do Quilombo. Diferentemente de outros locais, esses fogos não estavam ligados ao tráfico ou a operações policiais. Faziam parte das comemorações dos moradores da Servidão da Jaca em festejar um grande sonho que se tornou realidade com a força coletiva de homens e mulheres: foi terminada a primeira rua calçada por eles próprios!

Após cerca de sete meses de trabalho, os moradores agora comemoram o que antes parecia impossível. Fruto de um trabalho coletivo e suado, que existiu devido à necessidade urgente e a falta de apoio do poder municipal, a experiência de calçar a rua também aproximou moradores. Além dos laços de amizade, a comunidade se uniu e já pensa nas próximas ações.

A Campanha de Luta por Vida Digna apoiou moradoras e moradores com uma ação de arrecadação de doações para compra de materiais para o término do calçamento. Foram arrecadados R$ 2.270,00, dos quais R$ 1.952,40 já foram gastos na compra de materiais. 

Esse valor permitiu que terminassem o calçamento da servidão da Jaca e os incentivou a continuarem com o trabalho coletivo. A quantia que sobrou está guardada para calçar mais uma rua e os planos seguem crescendo: novos postes de energia elétrica para substituir as árvores e diminuir os riscos de acidentes; planos de captação de água para evitar a escassez que chega em todo verão…

Na quarta-feira passada (28/10), os moradores da rua também se reuniram com integrantes do Movimento Rio Vermelho Solidário. O momento foi de extrema importância para trocar experiências e ideias com outro movimento comunitário da cidade.

O caminho de luta por vida digna apenas começou! A experiência da servidão da Jaca, no Morro do Quilombo, mostrou a força que homens e mulheres tem quando se unem para construir uma vida melhor!

Confira também um vídeo produzido pela comunidade sobre a conquista do calçamento:




Fonte: Reporterpopular.com.br