129 visualizações


Nossa livraria, a Plume Noire (Pena Negra), localizada na Rua Diderot, 8, foi novamente alvo de um ataque perpetrado por cerca de 50 fascistas mascarados e armados. Isso ocorreu às 14h do dia 20 de março, na abertura da livraria permanente, e também durante a entrega de produtos de primeira necessidade da associação PESE.

Menos de 10 pessoas estavam lá dentro no momento do ataque. O ataque foi covarde e violento, à imagem e semelhança da extrema-direita de Lyon. Felizmente, houve apenas danos materiais e esperamos que os presentes se recuperem rapidamente deste ataque.

Não há dúvida sobre a origem do ataque: é exatamente a extrema-direita de Lyon, em particular a extrema-direita identitária ligada aos hooligans nazis. Os cantos que são ouvidos em alguns vídeos, e a saudação nazista não deixam espaço para dúvidas. Essa agressão está necessariamente ligada à dissolução do grupo fascista Geração Identitária e à nossa petição junto a outras organizações para fechar seu bar La Traboule e sua academia Agogée.

Por outro lado, voltamos a ficar surpresos/as (na verdade não muito) com a facilidade com que 50 fascistas encapuzados e armados podem atravessar vários bairros da cidade, atacar um local às 14h de um sábado e sair sem se preocupar com as autoridades. Insclusive soubemos pela polícia que o grupo de 50 pessoas tinha sido rastreado através de câmeras de vigilância, mas não preso porque não havia pessoas suficientes!

Como em 2016 e como em dezembro de 2020 (agressão de voluntários da PESE em frente ao Plume Noire), foi apresentada uma denúncia. Não esperamos nada, mas era necessário reabri-la o mais rápido possível.

Ainda estamos de pé, não desistiremos de nossas lutas, continuaremos a espalhar nossos ideais especialmente através de nossa livraria La Plume Noire. Continuaremos a pedir o fechamento de instalações fascistas, especialmente as dos identitários. Atualizaremos as informações sobre nossa resposta política a esse ataque.

Nos vemos em breve nas lutas! Não Passarão!

UCL Lyon, 20 de março de 2021




Fonte: Cabanarquista.org