Junho 22, 2021
Do Reporter Popular
293 visualizações


Em vídeo lançado no canal do Youtube Coletivo COGIPIT, comunidade indígena se posiciona em apoio à luta nacional dos Povos Indígenas contra a PL 490/2007, que visa determinar a demarcação de terras indígenas a partir do Congresso Federal. Segue descrição do vídeo:

ĒG TAR – Nossa Luta

A comunidade indígena da TI “Por Fi Ga”, situada na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, manifesta seu apoio e manifestação em favor da luta dos e das parentes que está em curso hoje na cidade de Brasília e em todo o país. Fazem resistência ao novos ataques do governo federal através da nova discussão da PL 490/2007, que visa determinar a demarcação de terras indígenas a partir do Congresso Federal. Atualmente, é o governo federal que decide a demarcação das terras que são ocupadas pelos indígenas, por meio de ato administrativo executado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), o que garante a legitimidade constitucional aos processos. Com a PL, visa-se instaurar um conjunto de inconstitucionalidades às demarcações, como o marco temporal, a abertura da mineração em terra indígenas, o agronegócio, hidrelétricas, entre outras invasões econômico-políticas, fruto da continuidade do colonialismo em curso no Brasil.

Com a fala, o cacique José Vergueiro e o vice-cacique Antônio Dos Santos e com a manifestação por cartazes os jovens e mulheres lideranças kaigangs da comunidade.

Para acessar as falas do cacique e vice-cacique da TI, clique aqui.




Fonte: Reporterpopular.com.br