233 visualizações


A Black Rose Books, em colaboração mundial com outras organizações, académicos, activistas e departamentos universitários, está a organizar uma conferência para celebrar a vida e obra de Pedro Kropotkin. Esta conferência comemora o centenário da sua morte em 8 de fevereiro de 1921.

Kropotkin é, sem dúvida, um dos pensadores anarquistas mais importantes para entender a visão e ação necessárias para uma mudança transformadora positiva. O seu legado é extremamente importante e precisa ser divulgado para que outras pessoas possam conhecer os seus valores a que dedicou sua vida.

Como um estudioso multidisciplinar, ele argumentou que o estado burocrático centralizado e o capitalismo são a antítese de uma sociedade sustentável e justa.

“O principal problema da ética realista moderna é … determinar, em primeiro lugar, o fim moral. Mas esse fim ou fins, por mais ideais que sejam, e por mais remotos que sejam sua plena realização, devem pertencer ao mundo das realidades. O fim da moral não pode ser “transcendental”, como os idealistas desejam que seja: deve ser real ”.

—Kropotkin, Da Ética: Origem e Devolvimento

Pedro Kropotkine ( Moscovo, 9 de Dezembro de 1842 — Dmitrov, 8 de Fevereiro de 1921)

Mais informação:

Página da conferência (em inglês / francês / russo): Life, Freedom & Ethics – Kropotkin Now! – International Conference on Peter Kropotkin in Montréal, Québec. February 5-8, 2021. (wordpress.com)

Registo de acesso: https://kropotkinnow.eventbrite.ca

Facebook: Life, Freedom & Ethics – Kropotkin Now! (International Conference) (facebook.com)

Coincidente com esta inciativa foram lançados os seus Diários da Sibéria (em inglês). O livro pode ser encomandado directamente à editora a partir daqui. Mais informações sobre o livro podem ser consultados nesta página.




Fonte: Aideiablog.wordpress.com