Abril 19, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Durante vários meses coligimos a informação de base para esta cronologia do anarquismo em Portugal entre 1974 e 2021. A maioria das referências está associada a fontes. Tentámos ser o mais abrangentes possíveis, mas um trabalho deste tipo está sempre incompleto. Depois de finalizada a 1º versão fizemo-lo circular entre um grupo de companheiros que nos deram valiosas informações e que foram integradas nesta 2ª versão. Outras existirão, conforme nos chegarem novas atualizações. Procurámos não só iniciativas e momentos importantes para o movimento libertário em Portugal, mas também pequenas iniciativas do dia a dia que marcaram os espaços libertários. Assinalámos também alguns acontecimentos que embora não tivessem sido protagonizados por anarquistas (por exemplo, a morte em bairros) motivaram atos de solidariedade e tomadas de posições por parte dos vários coletivos. Em termos de fontes de informação foram para nós relevantes o antigo blog da rede libertária, a página da já desaparecida AIT/SP, da BOESG e, no Porto, da casaviva. Ficamos à espera de novas entradas que nos sejam remetidas (agradecíamos que todas tivessem uma fonte – ou na internet ou em papel).

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com