Maio 11, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Poucos dias antes do início da guerra de agressão, trocámos opiniões com camaradas da Ucrânia, entre outros. O que fazer em caso de guerra? Para nós era claro que iríamos responder ao pedido de ajuda dos companheiros. Vimos que tínhamos possibilidades de o fazer, de forma muito concreta, ao iniciarmos uma campanha de angariação de fundos para apoiar a Operação Solidariedade, diretamente na Ucrânia, e às pessoas em fuga no exterior. Ficou claro para nós que já havia ativistas que planeavam ficar e lutar na Ucrânia. Desta forma, posicionámo-nos claramente e fomos também criticados por isso. Por conseguinte, no texto a seguir, gostaríamos de explicar brevemente porque é que estamos a fazer o que estamos a fazer.

1) Como é que vocês, enquanto anarquistas, podem apoiar a guerra?

Posicionamo-nos claramente contra esta guerra. O gatilho desta guerra é a fome de poder, o imperialismo e o fascismo do regime de Putin. Ele e os seus apoiantes querem esta guerra, não as pessoas que vivem na Ucrânia.

Portanto, se somos contra esta guerra, a questão é: como parar a guerra? Um ponto de vista anti-militarista sugere que as forças armadas ucranianas poderiam render-se e submeter-se ao regime russo. Na nossa opinião, contudo, isto não conduziria ao fim da guerra, mas encorajaria a Rússia a expandir-se ainda mais (por exemplo, para a Moldávia ou Polónia). Como não podemos esperar atualmente uma mudança de poder na Rússia, a única saída, em nossa opinião, é uma derrota da Rússia. Isto pode parecer uma coisa diferente, mas em qualquer caso subentende que as pessoas na Ucrânia se possam defender militarmente contra a Rússia da melhor maneira possível.

Portanto, queremos apoiar o povo da Ucrânia a defender-se para pôr fim a esta guerra o mais depressa possível.

Também não queremos ter a pretensão de sermos nós a decidir se é correto alguém defender-se contra os invasores pela força das armas. Se uma pessoa luta ou foge a escolha é sua. É importante para nós que tanto as pessoas que lutam como as que fogem tenham o nosso apoio. Na nossa opinião, estas duas formas de agir não devem ser postas uma contra a outra!

2) Como é que vocês, enquanto anarquistas, apoiam o Estado ucraniano/Exército ucraniano?

Nós não apoiamos diretamente o Estado ou o exército da Ucrânia. O nosso objetivo é apoiar as pessoas a defenderem-se a si mesmas e às suas casas contra uma guerra de invasão. Contudo, é verdade que muitas pessoas decidiram juntar-se ao Exército Ucraniano ou às Unidades de Defesa Territorial porque atualmente não existem alternativas sob a forma de unidades independentes.

Em 2014, havia grupos independentes a lutar em Donbass que eram principalmente de direita. Por esta razão, entre outras, o Estado ucraniano tem-se concentrado nos últimos meses em impedir a criação de grupos independentes ou tentou integrá-los no exército.

Para os libertários e anti-autoritários, a situação atual não é simples nem livre de contradições. Ou se mantêm fiéis aos seus princípios políticos e não lutam, ou comprometem-se e aderem à defesa militar. A questão de saber se é correto fazer certos compromissos a fim de alcançar objetivos maiores é algo que encontramos repetidamente na nossa organização política. Neste caso, podemos compreender bem as pessoas que se querem defender, de armas na mão,  da possibilidade de terem que viver sob o regime de Putin. Se a entrada no exército ucraniano for a única opção durante a luta, também entendemos isso. Contudo, continua a ser importante e inevitável para nós continuarmos a observar criticamente o estado ucraniano e, portanto, também o seu exército, e não os “apoiar” de forma irrefletida, apenas porque neste momento são “os bons da fita”.

Traduzido com a ajuda da versão gratuita do tradutor – http://www.DeepL.com/Translator

aqui: https://abcdd.org/en/2022/05/10/position-on-our-solidarity-work-in-ukraine/

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com