Abril 3, 2022
Do A Companha
291 visualizações

No domingo, dia 3 de abril, o Curta o Parque volta a acontecer no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. Nesta segunda edição, a programação contempla os adoradores de teatro, artes visuais, meditação e também quem quer conhecer mais sobre a história dessa área verde no coração da cidade. A partir das 14h30, tudo gratuito.

Em caso de chuva o evento será transferido.

“Entendemos que as atividades artísticas têm que acontecer também em espaços públicos e áreas verdes da cidade. Então criamos o Curta o Parque, junto à Associação Amigos do Parque da Luz, como forma de ativar aquele espaço da forma mais diversa possível através da arte e da cultura. Na primeira edição, em 2020, o foco foi a música, agora é o teatro e as artes visuais”, afirma Marina Tavares, da Studio de Ideias.

No total serão quatro espetáculos de diferentes estilos. A Traço Cia de Teatro apresenta a “Palhaçada a la Carte”, na qual agentes altamente treinados colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade;
a Metamorfose Cênica leva para o palco “O Pequeno Príncipe”, peça baseada na obra de Antoine de Saint-Exupery; e as atrizes Juliana Riechel e Jaqueline Cisne apresentam “Porto Tempestade: uma odisseia”, contação de história cuja o texto foi concebido a partir de pesquisas históricas do período de colonização da Ilha de Santa Catarina.

Por fim, um convite à introspecção por meio do “Teatro Lambe-Lambe nas praças da cidade: para onde vão os insetos quando a chuva chega?”. Neste trabalho, a atriz Elis Mira, diante de uma caixa cenográfica equipada com cenário, iluminação, personagens e sonoplastia, coordena uma experiência teatral assistida por uma pessoa de cada vez, com duração em média de três minutos.

Arte para ver e fazer

Duas exposições de artes visuais irão inaugurar o novo espaço expositivo da sede da Associação Amigos do Parque da Luz – AAPLUZ. Uma delas contará a história do Parque da Luz por meio de fotos e materiais de arquivo que documentam a trajetória da Associação e do Parque ao longo dos anos.

A segunda exposição, intitulada “Elementais da Luz”, apresenta os trabalhos da artista Josiane Fonseca, que surge da relação com a natureza, com a Mãe Terra, com os elementais, todo esse conjunto que traduz a essência do parque e dá forma ao que vemos, sentimos e ouvimos. As imagens desenvolvidas pela artista, concebidas de seres antropomorfos ligados ao sagrado da terra, contam o dia a dia deste espaço sui generis da Ilha. A curadoria é de Denilson Antonio e Márcio Fontoura.

Outra atração que promete chamar a atenção é o Ateliê Aberto com o Gabriel Tissier, artista que utiliza em seu trabalho galhos, raízes e troncos de madeira encontrados na praia.

Oficinas estimulam criatividade e conexão

Além de ver, será possível fazer arte na Oficina de Jogos Teatrais com Simone Bastos, que por meio da interpretação de personagens lúdicos busca aflorar a criatividade e a imaginação em trabalho em grupo.

Está na programação também a Oficina de Mandalas, com Raissa Rana Fuga, na qual o participante vivenciará um momento criativo e terapêutico através do contato com a natureza, além de aprender sobre a influência das cores nas nossas vidas.

Já na proposta da oficina “As viajantes do Zuvuya”, da Elo Vertical, as personagens Lamat e Cauac interagem com os pequenos grandes mestres do Planeta Terra – as crianças, por meio de dinâmicas que conectam yoga, circo, teatro, dança, meditação, brincadeiras e instrumentos vibracionais. As viajantes falam sobre suas aventuras por entre as dimensões e convidam as crianças a despertarem a sua própria magia ao conectar profundamente com o seu EU Mágico. Toda a experiência é oferecida com fones de ouvido silent disco e poderá ser vivenciada entre pais e filhos .

Caminhar, plantar e respirar

Quem for curtir o evento poderá participar do Walking Tour com o Guia Manezinho. No passeio guiado, o jornalista Rodrigo Stüpp contará um pouco sobre a história do Parque da Luz, do seu entorno e da Ponte Hercílio Luz.

Outra forma de se conectar com essa área verde situada no coração da cidade será adotando uma muda de flor e plantando ela durante o evento. No espaço da AAPLUZ no Curta o Parque, voluntários irão conversar com interessados sobre o trabalho da Associação e estarão disponibilizando mudas a preços simbólicos com essa finalidade.

E para relaxar, trazer calma para o corpo e a mente, vai ter meditação com a instrutora Monie. O convite é levar sua toalha, canga, tapetinho e participar deste momento.

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Hospital de Olhos de Florianópolis – HOF, do Cambirela Hotel e do Castelmar Hotel, parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade.

Agende-se

Curta o Parque
Domingo, 3/4, a partir das 14h30
Gratuito

*Em caso de chuva o evento será transferido.

Saiba mais em
https://www.instagram.com/studiodeideiasprodutora/
https://www.instagram.com/curtaoparque/
https://www.instagram.com/parquedaluz.floripa/

Curta o Parque – 3/4
Programação

14h30
Abertura do Evento
Yoga e Meditação com a Instrutora Monie (30 minutos de duração)
*Ateliê ao Vivo – Gabriel Tissier (até 18h)
*Oficina Jogos teatrais – Simone Bastos (até 18h)
*Oficina Mandalas do Parque – Raíssa Rana Fuga (até 18h)
*Espaço AAPLUZ – Conheça o trabalho da associação e adote e plante uma muda de flor (até 18h)

15h
Oficina Sensorial “As viajantes do Zuvuya” do Grupo Elo Vertical (1 hora de duração)
Para onde vão os Insetos quando a chuva chega? – Teatro Lambe-Lambe por Elis Mira (até às 17h)
Espaço Cultural Amigos do Parque: Exposição Elementais da Luz – Josiane Fonseca ||
Memorial Associação de Amigos do Parque da Luz (até 18h)

15h30
Walking Tour – Guia Manezinho

16h
Espetáculo O Pequeno Príncipe – Cia de Teatro Metamorfose Cênica

17h
Espetáculo Palhaçada a La Carte – Traço Cia de Teatro

18h
Espetáculo Porto Tempestade: uma odisseia

Republicação do Desacato: https://desacato.info/curta-o-parque-teatro-artes-visuais-walking-tour-e-meditacao-no-parque-da-luz-no-domingo-3-4-2/




Fonte: Tecendoredes.libertar.org