Maio 2, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Este texto dos anarquistas ucranianos da Operação Solidariedade, originalmente em inglês, foi traduzido para russo e divulgado pelo sitio avtonom.org com a seguinte introdução:

Traduzimos para russo uma declaração de ativistas antiautoritários ucranianos. O nome da sua iniciativa (“Operação Solidariedade”) é especialmente forte neste 1º de maio. Avtonom.org apoia os camaradas ucranianos e expressa a sua solidariedade para com eles.

*

“Somos uma rede de voluntários antiautoritários da Ucrânia chamada Operação Solidariedade. Entre nós há pessoas com pontos de vista diferentes, mas temos um entendimento comum sobre a agressão russa. Esse entendimento pode ser resumido da seguinte forma: condenamos a invasão da Ucrânia pela Federação Russa e condenamos os chefes do Kremlin que conceberam e lideraram essa invasão.

Como ativistas antiautoritários, juntámo-nos ao movimento de resistência logo no início da guerra. Muitos dos nossos camaradas juntaram-se às unidades de defesa territorial. O nosso objetivo é fornecer-lhes tudo o que precisam bem como ajudar outros necessitados sempre que pudermos.

Muitas pessoas perguntam: por que é que aqueles que durante muitos anos se opuseram sistematicamente ao Estado agora o defendem com armas nas mãos e aceitam equipamentos militares de todo o mundo? Pois bem, estamos unidos pelo entendimento de que esta guerra é um ato imperialista de agressão ao povo. Eis as nossas razões:

❗️Isto não é “desnazificação” (a palavra favorita do Kremlin). É verdade que na Ucrânia há problemas com a extrema direita. Mas a escala desses problemas é muito exagerada pela propaganda russa que explora e parasita a linguagem e as tradições do antifascismo. A Ucrânia é um país muito mais livre do que a Rússia, que se parece cada vez mais com um regime fascista.

❗️Esta não é uma guerra pela libertação dos ucranianos de língua russa. Neste momento, os combates estão a ocorrer em áreas predominantemente de língua russa, e são os que falam russo as principais vítimas destes atrozes crimes de guerra.. É por isso que os ucranianos não saúdam o exército russo com flores, e, em vez disso, alistam-se na defesa territorial para se encontrarem com os “libertadores” de uma forma completamente diferente daquela que a Rússia afirma.

❗️Esta não é uma guerra entre a Rússia e a NATO. Esta não é uma guerra da NATO contra a Rússia, com a Ucrânia como mero intermediário. Somos críticos do imperialismo ocidental, tão visível noutras partes do mundo. No entanto, é a Rússia – um Estado que tenta impor a sua hegemonia na região – que é responsável por esta guerra em particular. Se a neutralidade da Ucrânia e a expansão da NATO para o Leste fossem as verdadeiras razões da guerra, esta já teria terminado. Ou, talvez, nem sequer teria começado.

❗️Além disso, esta também é a guerra de Putin contra o seu próprio povo. A “operação especial”, tal como o Estado russo exige e a impõe, permitiu ao Kremlin instituir uma ditadura brutal, reprimir manifestações anti-guerra, erradicar todos os meios de comunicação social da oposição, e deixar que muitos cidadãos russos que discordaram do governo abandonassem o país. A Bielorrússia também se encontra na mesma situação. A política russa trata esta repressão sistemática dos dissidentes e da liberdade como um projeto para a hegemonia que pretende estabelecer sobre esta região como um todo.

As ambições imperiais da Rússia fazem com que o preço das suas exigências seja alto demais para que alguém possa concordar com a “paz a qualquer custo”. A submissão às suas exigências levaria inevitavelmente à derrota de todas as forças progressistas regionais. O que um tratado de paz implica depende muito da situação nos campos de batalha. Portanto, apelamos a todos para quem a liberdade, a igualdade, a irmandade e a  fraternidade não são palavras ocas para apoiarem o movimento de resistência na Ucrânia. Há várias maneiras de o fazer, como por exemplo, por:

✊ apoiar diretamente as Forças Armadas da Ucrânia ou a Defesa Territorial;

✊ apoiar movimentos de voluntários e iniciativas humanitárias;

✊ ajudar os refugiados ucranianos;

✊ exigir que os governos de cada país forneçam assistência financeira, humanitária e militar à Ucrânia;

✊ Exigir o cancelamento da dívida externa da Ucrânia – isso será extremamente importante para a reconstrução do país após o fim da guerra.

Finalmente, pode apoiar a Operação Solidariedade. Ao fazê-lo, pode ter a certeza de que o seu apoio ajudará os anti-autoritários que lutam por uma sociedade livre. Uma sociedade livre de preconceitos, desigualdades e agressões.

original aqui: https://t.me/solidarnistinua/223

tradução russa: https://avtonom.org/news/zayavlenie-ot-ukrainskoy-antiavtoritarnoy-iniciativy-operacii-solidarnost

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com