Março 31, 2021
Do Agencia De Noticias Anarquistas
189 visualizações


Com barricadas em vários pontos de Santiago instaladas durante a madrugada e as primeiras horas da manhã, comemorou-se nesta segunda-feira (29/03) o “Dia do Jovem Combatente”.

A data não passou em branco apesar do confinamento total em que esta cidade está devido à pandemia de Covid-19 e relatos indicam que grupos de pessoas bloquearam a importante Avenida Bernardo O’Higgins no centro da cidade.

Os participantes do protesto lançaram folhetos exigindo a liberdade das pessoas que permanecem presas após participarem da Revolta Popular que começou em 18 de outubro de 2019.

Ainda em Santiago, três ônibus Transantiago foram queimados durante a noite. O primeiro foi incendiado na Av. Grecia, com Obispo Orrego, na comuna de Ñuñoa, enquanto outro veículo Transantiago sofreu o mesmo destino na comuna de La Pintana, na Av. San Francisco com Observatorio. Finalmente, um terceiro ônibus foi danificado no Departamental con Las Industrias, na comuna de San Joaquín.

Também ocorreram ações no bairro de Villa Francia, na comuna de Estación Central, assim como nos municípios de Lo Prado, San Bernardo e Lo Espejo, onde também houve confrontos com Carabineros chilenos.

Ao menos uma dúzia de pessoas foram presas por participarem das manifestações de protesto.

Todo 29 de março, o “Dia do Jovem Combatente” é comemorado no Chile com inúmeras ações em memória do assassinato dos irmãos Rafael e Eduardo Vergara Toledo em 1985 por agentes da ditadura do falecido general Augusto Pinochet.

agência de notícias anarquistas-ana

Cortado o arroz,
O sol de outono
Brilha no capim.

Buson




Fonte: Noticiasanarquistas.noblogs.org