Abril 9, 2021
Do Reporter Popular
232 visualizações


O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, nos convida a refletir sobre a forma como a nossa sociedade aborda temas relativos à nossa saúde. A cada ano, a OMS define um tema a ser abordado nesse dia e, em 2021, o tema escolhido foi “Construindo um mundo mais justo e saudável”.

Entendemos que a luta por um mundo mais saudável não se limita a oferecer acesso a atendimento médico a todos, mas compreende também o acesso universal à água, à alimentação adequada, à moradia e ao lazer.

É impossível falarmos de um mundo justo e saudável sem tocarmos na forma como a pandemia da COVID-19 nos atingiu. É notável que os mais pobres pagam um preço mais alto pela crise sanitária enquanto os ricos, que possuem melhores condições de enfrentar a doença, continuam aumentando os seus lucros e atrapalham o combate à pandemia criando um falso debate entre “salvar a saúde” e “salvar a economia”.

Também destacamos que a precarização do trabalhador em muito contribui para a deterioração da saúde mental daqueles que a cada dia veem os seus direitos serem cortados e convivem com a insegurança financeira, sem saber se conseguirão sustentar a si e às suas famílias com o que ganham.

Neste dia mundial da saúde pintamos nas ruas do Rio de Janeiro nossa demanda de vacinação urgente para o povo e de isolamento social com auxílio emergencial com um valor digno, que permita as e os trabalhadores fazerem a quarentena e não colocar em risco a si e seus familiares pegando conduções lotadas e trabalhando em locais inseguros. O muralismo foi realizado próximo ao estádio Maracanã.

A Campanha de Luta por Vida Digna exige um combate sério à pandemia, com base na ciência, onde sejam tomadas todas as medidas necessárias para diminuir o contágio, vacinar a todos e oferecer auxílio financeiro realmente digno a aqueles que foram prejudicados pela crise!

POR UMA SAÚDE DIGNA!




Fonte: Reporterpopular.com.br