216 visualizações


Como resultado da Campanha de Solidariedade aos Catadores das Cooperativas de Aparecida de Goiânia, os Comitê de Base Goiânia Sul/Aparecida de Goiânia – FAT, e Comitê de Mulheres (COMU)- FAT comunicam nesta segunda-feira (15/06/2020) a entrega de 18 cestas básicas na primeira cooperativa atendida, a COORFAP(Cooperativa de Materiais Recicláveis Feminina de Aparecida de Goiânia). Na ocasião foi distribuída a cartilha elaborada pela COMU para as catadoras sobre como se organizar para combater e prevenir a violência doméstica contra mulheres. A COORFAP é uma cooperativa com maioria expressiva de mulheres entre suas/seus atuais 17 cooperadas(os).

São mães e pais de família que carregam nas costas uma dura jornada de vida, dedicada a um importantíssimo serviço, que proporciona melhor qualidade de vida à toda a sociedade, meio ambiente, e um enorme desafogo dos aterros sanitários, pelo qual a maioria das prefeituras ainda NÃO às remunera, descumprindo a Lei Nacional de Resíduos Sólidos que exige de forma clara esse pagamento, que ajudaria com muita certeza essas cooperativas à se estruturarem melhor e promover a dignidade que cada catador(a) merece.

Agradecemos a todos que divulgaram e doaram na campanha, depositando sua confiança, solidariedade e fé em dias melhores para toda a classe trabalhadora. Agradecemos também ao MNCR-GO (Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis) e à CECOOREG (Central das Cooperativas Regional do Estado de Goiás) que fazem valer todo o esforço daqueles que ajudam, por promoverem verdadeiramente a organização de trabalhador para trabalhador, sem patrão, sem privilégio para cobrar direitos e melhorias.

A campanha de solidariedade aos catadores de Aparecida continua, continue apoiando essa iniciativa de solidariedade tão importantes para esses trabalhadores nesse contexto de pandemia.

Solidariedade entre nós! Só o povo salva o povo!

Link da Vakinha online: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/solidariedade-aos-catadores-de-aparecida-de-goiania

Link da CARTILHA PARA AS MULHERES em pdf (colorida) e (preto e branco)




Fonte: Federacaoautonoma.wordpress.com