Dezembro 16, 2020
Do Reporter Popular
251 visualizações


O Repórter Popular divulga, abaixo, a áudio-peça “Joana, Joana é o som” do Grupo Organizado de Teatro Aguacero (GOTA).

A produção faz parte da Campanha de Luta por Vida Digna, que o grupo compõe, e está motivada pela atuação no eixo do fim da violência contra a mulher. A peça é apresentada pelo grupo nas seguintes palavras:

O processo de criação desse áudio não foi fácil, principalmente porque esse tema afeta nossas integrantes que passaram e passam por violências em diferentes níveis. Assim, buscamos respeitar o desgaste emocional e tempo que essa discussão gera.

Para essa produção procuramos referências em filmes, séries, rádio-novelas, músicas, poemas e podcasts. Pensamos muito sobre as diferentes maneiras de se construir uma paisagem sonora que incluísse quem está ouvindo na trajetória da personagem, afinal somos todas, todos e todes responsáveis nesta luta.

Tivemos influência desde o cantor Edgar com a música “Carro de boy” até o hino “Mujeres Libres”, das lutadoras anarquistas da Revolução Espanhola, escrita por Lucía Sanchez Saornil, uma das integrantes do movimento que dá nome à música. Também temos um poema feito por Daniel e outro por Camila, que fazem parte do GOTA. Assim fomos construindo nossa colagem que originou esse áudio.

Convidamos a todas as pessoas a fecharem os olhos e vivenciarem nossa proposta de experiência:




Fonte: Reporterpopular.com.br