Maio 23, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Queimar, guerra, queimar

Após a invasão da Ucrânia, começou na Rússia uma onda de ataques aos escritórios de recenseamento e alistamento militar. Durante a noite são lançados cocktails molotov contra as janelas dos centros militares, de Moscovo a Irkutsk. A vasta geografia dos atentados exclui qualquer organização centralizada – é claramente uma iniciativa popular que tem ecoado no coração dos russos. Por vezes os atacantes são detidos, mas mais frequentemente permanecem sem serem identificados. Isto não surpreende: se a degradação das próprias unidades de combate do exército russo atingiu o nível a que estamos a assistir na Ucrânia, o que se pode dizer sobre os barrigudos comissários militares na retaguarda?

Quando o arquivo de um centro de recenseamento e alistamento militar arde, reduz drasticamente a capacidade do Estado de levar jovens de 18 anos ou reservistas para o serviço militar. É também um importante acto de dissidência das políticas militaristas do Kremlin. Por um lado, este acto é simbólico, mas por outro é uma verdadeira acção directa, uma unidade de propósito e de meios. De qualquer forma, já percebeu o que sentimos sobre estas explosões 🙂

Entretanto, de acordo com o site Gulagu.net, os prisioneiros de guerra ucranianos de Azovstal estão prestes a ser escoltados para celas de interrogatório em centros de detenção pré-julgamento russos. São os que se renderam depois de Mariupol ter sido transformada numa ruína fumegante. Aparentemente, o Kremlin vai utilizar a tortura e a pressão para assegurar algum tipo de julgamento de fachada “para os criminosos nazis”. Sabemos melhor do que ninguém como funcionam os agentes do FSB e do FSIN e como as pessoas confessam qualquer coisa sob os golpes dos tasers – como foi o caso do caso Seti e de outros crimes dos serviços de segurança russos.

Há nacionalistas ou mesmo nazis entre os membros do regimento Azov. Mas ninguém deve ser sujeito a tortura, tanto mais nas prisões russas e ainda mais como prisioneiros de guerra.

Por isso, desejamos sinceramente que o mesmo destino que estão a ter os centros de recenseamento e alistamento incendiados atinja estas salas de interrogatório

Na NATO através dos cadáveres dos Curdos

Como sabemos, após a eclosão da guerra na Ucrânia, a Suécia e a Finlândia, outrora neutrais, quiseram fortemente aderir à NATO. Em princípio, isto tem lógica – ninguém quer ser a próxima vítima da nostalgia imperial do Kremlin.

E parece que ninguém teve dúvidas de que aqui não existiriam problemas: estes países não têm conflitos territoriais, há muito que estão integrados na Europa, e o seu sistema político preenche todos os requisitos. Mas não – verificou-se subitamente que a Turquia era contra (é também um membro de longa data da NATO).

Erdogan exige que a Suécia e a Finlândia deixem de dar asilo político aos membros do movimento de libertação curdo, em particular ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Na Turquia são considerados como uma organização terrorista, como em toda a região do Curdistão sírio em geral, e ao lado de quem muitos anarquistas lutaram e combatem.

Ou seja, a Turquia só deixará a Suécia e a Finlândia entrarem na NATO por cima dos cadáveres dos Curdos. Estas democracias liberais enfrentam uma escolha difícil: ajudarem os movimentos de libertação ou procurarem a segurança para si próprios.

E nós, como anarquistas, devemos lembrar, mais uma vez, que a NATO é uma organização grande e controversa, onde não estão só  elfos cor-de-rosa , mas que integra ditadores sangrentos como Erdogan.

Cinturão de Fogo  no Tajiquistão

A montanha Badakhshan é uma área no leste do Tajiquistão, nos Pamirs. Faz fronteira com o Afeganistão através do rio Panj, que, como sabemos, está novamente sob o domínio talibã. Há Pamiris e Quirguizes a viver em Badakhshan e têm uma relação complicada com as autoridades tajiques em Dushanbe. Existem aí tensões étnicas e religiosas.

Há alguns dias rebentaram ali motins por causa da acção das autoridades. Tudo começou com um comício a 14 de Maio em Khorog, a maior cidade da região. Dushanbe ( a capital do Tajiquistão) declarou que os protestos de rua estavam a “ajudar os terroristas” e deu inicio  a uma repressão violenta. Mais de 20 pessoas foram mortas, e estão a ser disparadas granadas e morteiros contra os locais.  Os habitantes das aldeias da montanha bloqueiam a estrada para impedir a passagem de veículos militares vindos de Dushanbe, resultando em detenções em massa e tortura dos seus habitantes.

O confronto tem raízes sociais – como de costume, a polícia está a matar pessoas suspeitas, e isso está a causar protestos. Mas há tantos tipos diferentes de profundas divisões em Gorno-Badakhshan que é fácil que o conflito escale para uma guerra civil – que já aconteceu no Tajiquistão no início dos anos 90. Emomali Rahmon é presidente desde então, e, claro, muitos estão fartos dele. Portanto, a situação é explosiva em muitos sentidos, e a proximidade do Afeganistão acentua estas contradições.

Não sabemos da existência de movimentos anarquistas activos em Gorno-Badakhshan. Mas as comunidades de Khorugh e Murghab parecem ser mais igualitárias e autónomas do que as sociedades urbanas atomizadas do Tajiquistão central (como em Dushanbe). Por outro lado, estão sujeitos à complexa influência directa e indirecta dos movimentos islamistas do Afeganistão, que também se opõem ao governo central de Dushanbe. Tal como no caso da NATO, a nossa atitude perante uma situação como esta deve ser multidimensional e não dogmática. Aguardamos ansiosamente os relatórios e análises anarquistas de Badakhshan.

O cancelamento da dívida como uma ideia nacional?

A taxa de câmbio do rublo parece estar a subir, apesar das sanções. Mas concordamos com muitos economistas de que este crescimento não está relacionado com o bem-estar das populações e não reflete o estado real da economia russa, com todas as importações em queda e outros aspectos. Março-Abril de 2022 viu um número recorde de pedidos de falência por parte de particulares. Por outras palavras, os rendimentos estão a diminuir e a população endividada não está a conseguir pagar as suas dívidas.

Uma economia capitalista baseia-se, em princípio, na dívida e no crédito (a propósito, recomendamos o livro “Debt” de David Graeber). Os primeiros a sofrer numa crise são os segmentos da sociedade de baixos rendimentos e endividados. Onde é que isto levará a Rússia de hoje – uma autocracia militarizada e isolada – é desconhecido. É bem possível que em breve assistamos a manifestações populares exigindo o perdão das dívidas. Teremos de os apoiar e, ao mesmo tempo, explicar às pessoas como as dívidas crescem a partir das estruturas básicas do capitalismo.

Repressão

Como lembrete, em 25 de Abril o presidente do sindicato Kurier (de entregas postais ao domicilio), Kirill Ukraintsev, foi detido e colocado em prisão preventiva. Foi-lhe instaurado um processo penal pela sua participação repetida em protestos sindicais contra os cortes salariais. Os seus companheiros acreditam que a acusação está ligada às actividades sindicais do Kirill. Os movimentos dos correios têm protagonizado protestos extremamente importantes por parte dos  trabalhadores precários. Revelam também muitas das contradições da indústria de alta tecnologia, com inteligência artificial, máquinas inteligentes e websites brilhantes, na fachada, mas com serviços de entrega rudimentares, nos bastidores, e gente a morrer de excesso de trabalho no local de trabalho.

Recentemente, foi lançado um website sobre o caso de Kirill Ukraintsev.

Divulge o link, apoie o Kirill com cartas e donativos! E no dia 28 de Maio haverá uma noite de solidariedade no espaço “Only yours” em Moscovo.

Também, no dia 31 de Maio, no 31º aniversário do “Caso da Rede”  escreva a Vasiliy Kuksov!

Endereço para cartas: 606246, Nizhny Novgorod region, Prosek village, Zavodskaya st. Prosek, rua Zavodskaya, 50, IK-16, Vasily Kuksov, nascido em 1988.

Bálsamo facial triplo de Lukashenko.

E por último, a 19 de Maio, o romance de George Orwell “1984” foi proibido para venda na Bielorrússia. Parece ser mais ou menos o mesmo que escrever na testa:  “sim, eu sou um ditador”.

Não é de todo claro o que convém comentar aqui. Só perguntamos qual das duas variantes está correcta: 1) Lukashenko é tão míope que simplesmente não sabe, com clareza, o que proíbe; 2) Lukashenko sabe isso perfeitamente bem e, por alguma razão ,pensa que é do seu interesse fazer-se passar de novo com um ditador estúpido.

Em qualquer caso, desejamos que os bielorussos tenham um ano diferente do de “1984”. Tal como o resto do mundo.

aqui: https://avtonom.org/news/ogon-v-gorah-i-voenkomatah-trendy-poryadka-i-haosa-epizod-55-22-maya

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com