Agosto 13, 2021
Do Reporter Popular
208 visualizações


Repórter Popular – São Paulo

A Teia dos Povos, uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações políticas, rurais e urbanas, que atua em algumas partes do Brasil, começa a se enraizar agora em alguns territórios indígenas de São Paulo, ajudando na construção de suas autonomias, por meio da soberania alimentar, retorno aos saberes ancestrais e outros pontos.

Esse mês, com a ajuda do CUAPI (Coletivo Urbano em Apoio aos Povos Indígenas), formado em 2018 que apoia os Guarani M’bya de São Paulo, e a pedido do parente Julio Guató, está sendo articulada a construção de uma Oca de Saberes no território. Junto do parente, articulam a CUAPI e outras mulheres em sua grande maioria professoras que apóiam os territórios Guarani M’bya do extremo sul de São Paulo, e agora, atuam junto também, esse núcleo Pró – Teia SP. Além disso, estão tendo a ajuda do Coletivo de professoras, na terra da água de cachoeira e Mata Atlântica,  também por mulheres do Fórum Popular da Natureza Baixada Santista, MPL (Movimento Passe Livre), ANTAR (ANTAR – Poder Popular Antiespecista), CAL (Coletivo Ação Libertária), e outras mulheres de luta. Também fazem parte um integrante do Coletivo Caiçara, GT Indígena do Tribunal Popular, RENIU e indígenas de etnias variadas.

Com isso, avançam sob a construção de uma aliança dos povos, da cidade e do campo, pelo poder popular!

Para saber mais e ajudar acesse o site da Teia dos Povos (https://teiadospovos.org/) ou o instagram do CUAPI (@coletivocuapi)




Fonte: Reporterpopular.com.br