Outubro 7, 2021
Do Agencia De Noticias Anarquistas
319 visualizações


Piotr Kropotkin, nascido na segunda metade do século XIX, é um dos expoentes da teoria anarco-comunista. O objetivo deste artigo de Wallace dos Santos é resgatar a história intelectual e perceber a importância e o alcance do pensamento do autor, preenchendo assim uma lacuna no mundo acadêmico que negligenciou as teses de autores anarquistas.

Descrição

“Discutir ideias anarquistas e organizá-las compondo uma teoria política está longe de ser algo comum na Academia. Diferentemente do liberalismo que teve a difusão de suas ideias pelas classes dominantes e do marxismo – que inclusive virou política de estado em vários países e, portanto, teve grupos acadêmicos disseminadores de suas propostas -, o pensamento anárquico praticamente não teve lugar nas universidades.

O objetivo desta reflexão é ajudar a preencher e reparar essa grande lacuna nas ciências sociais, resgatando a história intelectual de um clássico do pensamento anarquista-revolucionário, bem como suas principais teses. Trata-se de Piotr Kropotkin (1842-1921). Apresentamos assim, os aspectos centrais de sua teoria política, delineando suas conjecturas, hipóteses e metodologias. Podemos adiantar que sua obra baseia-se centralmente na crítica ao capitalismo dominado politicamente pelo Estado e economicamente pelo sistema do salário.”

Wallace dos Santos de Moraes

Kropotkin – A História Intelectual de um Anarquista Revolucionário

R$14,00

Pedidos: 1kcontra@gmail.com

1000contra.com.br

agência de notícias anarquistas-ana

O sol já se foi –
Nuvens negras sobre o céu
e o brilho do ipê.

Benedita Azevedo



on Twitter


on Facebook


on Google+




Fonte: Noticiasanarquistas.noblogs.org