Federação Anarquista 🏴 Notícias anti-capitalistas e informações anti-fascistas

Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

letralivre – ano 2 – nº 22 – 1999

letralivre, um tanto de História

A Revista de Cultura Libertária, Arte e Literatura letralivre foi publicada em papel por Robson Achiamé durante 14 anos (1994 a 2009), desde o modesto, criativo e esperançoso número 1 (16 páginas), até o vigoroso, generoso e fundamentalmente contemporâneo número 50, com 148 páginas, contando-se as quatro capas e as 64 do Dossiê Palestina. Elegia épica àquela que foi sua obra mais amada e que, talvez, tenha aberto e ainda abra mais mentes e caminhos, pois continua circulando por sebos e livrarias físicas e virtuais e sites libertários, aos quais se soma o IEL, iniciando a veiculação da coleção completa.

IEL e letralivre têm relações estreitas. Dois de nossos membros integravam o Conselho Editorial da revista, Alexandre Samis, desde o número 1, e Luiz Alberto Sanz (amigo de juventude de Robson) desde o 32 (2001). Nada mais justo que o homenagearmos, coerentes com nosso objetivo de formar e informar “toda e qualquer pessoa interessada nas ideias anarquistas” e “disseminar e divulgar, sem restrição ou exclusividade de corrente, o patrimônio simbólico, prático e teórico do anarquismo”, oferecendo o acesso à revista cujo propósito, anunciado no primeiro “Papo Livre”, é: “abrir um espaço para a palavra em liberdade. Ao reunir em suas páginas pessoas de espírito libertário, o nosso objetivo é ampliar a nossa liberdade de expressão”.

Vale a pena também lembrar que, ao lado de Robson, nesse início de jornada estava aquele que nosso camarada considerava o melhor redator com quem trabalhou, Aloísio Cesário. Poeta, escritor, jornalista, militante das causas dos oprimidos, o negro AC, disse-me Robson, era o heterônimo de um intelectual orgânico do povo brasileiro, que em um dia de 1997, fechado o número 17, deixou a redação para tomar outros rumos. Robson não falava muito sobre isso. Creio que não sabia. Curiosamente, um conto (“Entre dois mundos”, 2000) e dois romances (“O primeiro dia do ano da peste”, 2001, e “Não adianta morrer”, 2017) de Francisco Maciel têm como protagonista um militante, poeta e escritor, chamado AC por conta de seu nome: Aloísio Cesário. Será pura coincidência? Quem souber a resposta, nos avise, por favor.

Ainda há um tantão de histórias a serem contadas sobre letralivre e Robson Achiamé. Ambos estão vivos, seja na nossas memórias ou nas páginas que publicaram. Mas este número 1 indica a rota que a revista seguiu e que pode ser acompanhada a cada edição. Alexandre Samis, por exemplo, escrevia:

(…) pensamento político que não acompanha o desdobramento das realidades acaba por ser esmagado por elas. Entretanto, acreditamos que toda a realidade é construída e, por isso mesmo, passível de mudanças. É observando as flutuações sociais e os grupos de pressão que nós, anarquistas, pretendemos oferecer alternativas concretas às aspirações legítimas de liberdade do indivíduo em seu meio coletivo.”

E Mário Quintana nos chamava a atenção:

O operário brasileiro é duplamente explorado: pelo patrão e pelos poetas engajados”.

Até sempre, Robson Achiamé!

Luiz Alberto Sanz

Em memória de
Robson Achiamé,
editor anarquista

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O ARQUIVO PDF

Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum

NO TWITTER
NO MASTODON
NO TUMBLR

Activist T-shirts Coop ★ Free Worldwide Shipping

Clean up your neighborhood! Antifa cleaning agent 100% anti-fascist
Refugees welcome - no one is illegal
Enjoy Molotov
Fascism is not to be debated, it is to be smashed
Fuck Trump
Society Hierarchy
Global antifa
Illegal immigration started in 1492
Antifascist fighting club

Esta plataforma é inteiramente financiada pela Sem Deuses Sem Mestres Cooperativa.
As vendas também contribuir para arrecadar fundos para doações a várias organizações anarquistas e instituições de caridade ativistas.

Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]