Abril 15, 2021
Do Agencia De Noticias Anarquistas
279 visualizações


EPISÓDIO 01: CULTURA VISUAL E PUBLICAÇÕES NA PRIMEIRA REPÚBLICA

Domingo, dia 18 de abril, às 16h, é a primeira de uma série de três Lives do projeto Já existiam publicações antes do Mercado.  Vamos conversar sobre Cultura visual e publicações na Primeira República.  Fernanda Grigolin, Joaquim Marçal de Andrade e José Muniz Jr. conversam com Daniella Origuela.

Já existiam Publicações antes do mercado

Será que realmente apenas nos anos 1920, o Brasil passa a ter produção e distribuição de livros e publicações?  Contar a história do livro a partir de uma data não seria uma vontade institucional de criar um marco para o mercado cujo vínculo é estabelecido junto a um único grupo social?  O projeto Já existiam publicações antes do mercado é uma série de 3 lives que tem como objetivo olhar coletivamente para  os processos de produção, edição e circulação de livros e publicações.

Há algumas décadas pesquisas têm sido feitas sobre mulheres publicadoras, como Maria Firmina dos Reis e Maria Lacerda de Moura, por exemplo. Mulheres que publicaram antes de existirem no mercado e no caso de Maria Firmina antes de existir República.

Na Primeira República, as pessoas anarquistas também tinham atividades essenciais para a cultura visual, para a circulação de opúsculos e jornais, eram publicadores que pensavam seu tempo e praticavam a escrita, como Edgard Leuenroth e Maria A.Soares. Promoviam ações nas quais o livro era um intermediador de processos educativos, culturais e arquivísticos.

Pequenas e médias tipografias eram os lugares gráficos na Primeira República. De lá saíram jornais, opúsculos e livros que eram produzidos por ações coletivas. Esses publicadores artesãos não seriam pessoas que deveríamos retomar para entender o que é fazer um impresso?

Episódio 1: Cultura visual e publicações na Primeira República

Dia 18.04, às 16h

Apresentação: Daniella Origuela

Debatedores: Fernanda Grigolin, Joaquim Marçal de Andrade e José Muniz Jr.

Arte e streaming: Caio César Paraguassu

Chat ao vivo: Aline Ludmila

>> Já se inscreva no nosso canal, ative o sininho por lá:

https://www.youtube.com/channel/UCKr5pDFJvFgIYfBrf46nAbQ

agência de notícias anarquistas-ana

outono
outrora
era outro

Alonso Alvarez




Fonte: Noticiasanarquistas.noblogs.org