Setembro 22, 2021
Do ITHA-IATH
281 visualizações


O Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) convida para o curso gratuito A Ecologia Social de Murray Bookchin, que ocorrerá nos dias 28 de Outubro e 04 de Novembro, das 19h às 21h, a ser realizado virtualmente. Os temas das aulas são os seguintes: 1.) Natureza, Hierarquia e Racionalização: Ecologia em tempos de Capital; 2.) Humanismo Ecológico: a crítica ao irracionalismo e à mistificação do mundo. 

Atenção pois as pré-inscrições serão feitas somente no período de 28 de Outubro e 04 de Novembro de 2021 e o número de vagas é limitado. Pedimos que os/as interessados/as leiam com atenção as orientações e os detalhes do curso, que se encontram abaixo.

Curso A Ecologia Social de Murray Bookchin

Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA)
28 de Outubro e 04 de Novembro 2021 (das 19h às 21h)
Gratuito
Inscrições de 21 de Setembro a 21 de Outubro de 2021 (sujeito a alterações)

Apresentação

Em 2006 faleceu o teórico e militante socialista Murray Bookchin. Poucos anos depois, seu nome ficou internacionalmente conhecido como uma das inspirações centrais da Revolução Curda de Rojava e do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Nascido em uma família operária, Murray Bookchin iniciou sua atuação política junto ao marxismo e, posteriormente, aderiu ao anarquismo, se tornando um dos grandes nomes dessa corrente ideológica. É nesse contexto onde se destacou, principalmente devido às suas contribuições no campo da ecologia, como “The Problem of Chemicals in Food”, de 1952, poucos meses antes de Rachel Carson publicar sua célebre obra “A Primavera Silenciosa”.

O pensamento ecológico de Murray Bookchin poderia ser localizado nas seguintes obras: Post-Scarcity Anarchism (1971); Towards an Ecological Society (1980); The Ecology of Freedom (1982); The Philosophy of Social Ecology (1995); e Re-Enchanting Humanity (1995).

Objetivos                     

O objetivo geral do curso é que os participantes possam conhecer o pensamento ecológico de Murray Bookchin.

Carga horária e certificação

O curso está programado para ocorrer nos dias 28 de Outubro e 04 de Novembro, 5a feira, das 19h às 21h. Serão, portanto, duas aulas de duas horas, totalizando 4 horas. Os certificados serão emitidos pelo ITHA e entregues após a presença nas duas aulas.

Programação

Os temas das aulas são os seguintes: 1.) Natureza, Hierarquia e Racionalização: Ecologia em tempos de Capital; 2.) Humanismo Ecológico: a crítica ao irracionalismo e à mistificação do mundo.

Aula 1 – 28/10

NATUREZA, HIERARQUIA E RACIONALIZAÇÃO: ECOLOGIA EM TEMPOS DE CAPITAL

Prof. Arthur Castro (ITHA)

Nessa primeira aula serão abordados os seguintes tópicos: (a) a definição e a distinção entre primeira e segunda natureza; (b) o conceito de sociedade orgânica; (c) a diferença entre ecologia e ambientalismo; (d) a crítica da razão instrumental ou racionalização; (e) o funcionamento das hierarquias; e (f) o debate sobre industrialização.

Aula 2 – 04/11

HUMANISMO ECOLÓGICO: A CRÍTICA AO IRRACIONALISMO E À MISTIFICAÇÃO DO MUNDO

Prof. Arthur Castro (ITHA)

Nessa segunda aula serão abordados os seguintes tópicos: (a) Fetichismo da ciência; (b) Biologização do ser humano; (c) Ecologia Profunda e Primitivismo; (d) Anti-iluminismo; (e) Negacionismo científico; e (f) Humanismo Ecológico.

Público

O curso visa contribuir com a formação de distintas pessoas da comunidade: trabalhadores/as, jornalistas, pesquisadores/as (acadêmicos/as ou não) do anarquismo, das ideologias políticas e das lutas sociais em geral, militantes dos movimentos populares (sindical, comunitário, estudantil, agrário), militantes anarquistas etc.

Custos e inscrição

O curso é gratuito e exige pré-inscrição prévia para os participantes, especialmente aqueles que quiserem receber certificado ao final. Tendo em vista a dinâmica pedagógica do curso, trabalharemos com um número limite de inscritos que serão avisados por e-mail ao fim do período da inscrição sobre a efetivação da sua inscrição. ****** Clique aqui para se pré-inscrever. *****O curso também será disponibilizado gratuitamente e em nosso canal do youtube, para aqueles que não tiveram sua inscrição efetivada.

Bibliografia em português

BOOKCHIN, Murray. Ecologia social e outros ensaios. Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.

BOOKCHIN, Murray. Anarquismo: crítica e autocrítica. São Paulo: Hedra, 2011.

Base do curso

BOOKCHIN, Murray. Post-scarcity anarchism. Berkeley: Ramparts Press, 1971.

BOOKCHIN, Murray. The ecology of freedom. New Dimensions Foundation, 1982.

BOOKCHIN, Murray. Re-enchanting humanity: A defense of the human spirit against antihumanism, misanthropy, mysticism, and primitivism. 1995.




Fonte: Ithanarquista.wordpress.com