Setembro 24, 2021
Do ITHA-IATH

O Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) convida para o curso gratuito As mulheres anarquistas em São Paulo, que ocorrerá no dia 16 de Outubro, às 15h, a ser realizado virtualmente.

As pré-inscrições serão feitas no período de 24 de Setembro a 16 de Outubro de 2021 (sujeito a alterações) de 2021 e o número de vagas é limitado. Pedimos que as/os interessadas/os leiam com atenção as orientações e os detalhes do curso, que se encontram abaixo.

As mulheres anarquistas em São Paulo (1889-1930)

Por Samantha Mendes (Historiadora, professora do minicurso e integrante do ITHA) e Eloísa Benvenutti (Filósofa, mediadora do minicurso)

Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA)

16 de Outubro (15h).

Inscrições de 24 de Setembro a 15 de Outubro.

Apresentação

O curso se concentrará na atuação das mulheres trabalhadoras anarquistas – ou mesmo as que utilizaram métodos de ação e organização anarquistas – no movimento operário de São Paulo em fins do século XIX e início do século XX.

Tantas vezes invisibilizadas pela história oficial, elas pensaram e discutiram o contexto histórico em que viveram e buscaram sua transformação; promoveram ação direta em sabotagens, boicotes e greves gerais (com vistas à conquista de “melhorias imediatas” em suas vidas e de outros trabalhadores ou mesmo visando a construção da Revolução Social libertária) e se organizaram livremente e por afinidades de classe e/ou oficio para lutar também por educação e instrução segundo princípios de solidariedade, autorresponsabilidade e não hierarquização tão caros à teoria e ação libertárias.

Dessa forma, promoveram importantes discussões dentro do movimento anarquista, assim como contribuíram enormemente para as lutas femininas.

Objetivos

Compreender a ação das mulheres anarquistas no final do século XIX e o início do século XX e sua relação com o movimento operário da época.

O curso está programado para ocorrer no dias 16 de Outubro, sábado, das 15h às 17h. Serão, portanto, uma aula de duas horas, totalizando 2 horas.

Público

O curso visa contribuir com a formação de militantes, pesquisadoras/es, interessadas/os de todos os tipos, e interessadas/os nas lutas sociais em geral, militantes de movimentos populares (sindical, comunitário, estudantil, agrário), militantes anarquistas etc.

Custos e inscrição

O curso é gratuito e exige inscrição prévia para as/os participantes, especialmente aqueles que quiserem receber certificado ao final. Pede-se que coloquem nome completo e e-mail correto para receberem o certificado adequadamente. *** Clique aqui para se inscrever ***.

Indicação de leitura

Leitura básica: Tópicos 4.1 a 4.3 do capítulo 4 de MENDES, Samanta Colhado. Companheiras: mulheres anarquistas em São Paulo (1889-1930). São Paulo: Faísca, 2021.

Leitura complementar: capítulo 3.

Bibliografia

Fonte: Ithanarquista.wordpress.com