Março 9, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Yannis Youlountas

O nosso amigo, companheiro de comboio* e companheiro de luta, José BENGALA, aliás Dick Rush, morreu ontem aos 54 anos, vítima de cancro. Veio a Atenas pela última vez, já muito magro, no início de novembro, em apoio a Giorgos e Nikos durante o julgamento. Tínhamos acabado de perder outro camarada algum tempo antes e José comentou:

“A MELHOR HOMENAGEM É CONTINUAR A LUTA”

O seu corpo está neste momento a ser levado pela família para o sul de Portugal, perto de Marmelete, a região do Algarve que tanto amava. José às vezes sussurrava-me: “Eu, estou bem no extremo da Europa no sudoeste e tu no extremo da Europa no sudeste, estamos em posições estratégicas, estamos em toda parte” com um toque de humor .

José também foi um daqueles que amam a vida mais do que tudo e que simplesmente querem que brindemos em sua memória e continuemos a luta sem mais floreados. José era humilde, generoso, dedicado, quase incansável.

O seu último desejo era usar uma t-shirt de apoio a Exarcheia quando fosse cremado (“Hands Off Exarcheia”). A sua filha mais velha, Carolina, pediu-nos uma na semana passada e imediatamente lha enviámos, dada a rápida e irreversível deterioração de seu estado de saúde. Esperamos que este forte símbolo dos seus muitos compromissos chegue a tempo.

Todos os nossos camaradas gregos e migrantes estão-lhe profundamente gratos a ele pela sua incansável participação na luta na Grécia, assim como o resto de nós, companheiros de viagem e utopias da França, Suíça, Quebec, Bélgica…

As nossas condolências à família do José, começando pelas filhas Carolina e Léa 🖤❤️

Obrigado José, os nossos copos e os nossos punhos erguem-se em tua memória e a luta continua ✊

Yannis Youlountas e outros amigos, companheiros de comboio e companheiros de luta de todas as origens.

*Comboio de ajuda aos colectivos anarquistas da Grécia

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com