Agosto 22, 2021
Do Reporter Popular
252 visualizações


As mulheres da ocupação Jardim das Oliveira, de Araquari (SC), receberam neste sábado, 21, uma oficina sobre como reutilizar o óleo de cozinha para produção sabão. A atividade foi oferecida em parceria com o projeto Recicla do Instituto Federal Catarinense (IFC) e Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi).

Pensando na autonomia da própria comunidade, três moradoras, que já conheciam o processo de fabricação do produto vindo da reciclagem, foram quem ministraram as oficinas para as demais companheiras. Por conta da pandemia da Covid-19, a atividade recebeu 20 inscrições.

Mulheres recebem oficina de produção de sabão em ocupação de Araquari

Solange de Aguiar, que foi uma das ministrantes da oficina, avaliou a ação como positiva, pois além de ensinar as moradoras a darem o descarte correto do óleo, também pode trazer benefícios econômicos. “Para ajudar, tanto a aumentar a renda [com a venda do sabão] e, também, para economizar [com a compra]”, explica.

A receita de como transformar o óleo em sabão traz, também, um sentimento de afeto, conta Lidiane dos Santos de Lima, que foi uma das oficineira. A fabricação do produto já é uma atividade rotineira na família, ensinada pela tia à mãe e ela. “Passei um pouco do meu aprendizado pra frente. A gente se sente lisonjeada, porque, nada mais justo do que passar para frente o que a gente aprendeu”, fala com carinho.

Mulheres recebem oficina de produção de sabão em ocupação de Araquari

Moradora da ocupação há três anos, Gislaine participou da atividade e afirma que gostou da experiência compartilhada pelas outras mulheres. Com a rotina cheia, muitas vezes, não há tempo para dedicarem a si mesmas e em seu aprendizado. Momentos como esse, conta, são importantes para distrair, aprender coisas novas, trazer uma renda e uma economia.

Com a pandemia, as oficinas que costumavam acontecer na ocupação foram paralisadas. Andrieli Aparecida Dias sente falta das atividades, conta. Para ela, é importante a vinda dos projetos para a comunidade, sentir a solidariedade junto aos moradores. “Nunca esquecendo do pessoal que está aqui lutando. Que reconhecem nossa luta, porque estamos aqui pela moradia, algo que temos direito”, finaliza.

Além da atividade realizada na ocupação Jardim das Oliveiras, o projeto Recicla do IFC e a parceria com a Amorabi já produziram centenas de unidades de sabão. O produto já finalizado foi distribuído em alguns momentos na comunidade do Itinga como formas de enfrentamento ao covid-19, já que a higienização das mãos, assim como o uso de máscaras, o distanciamento social, e a vacinação, são essenciais para o combate à pandemia.

Mulheres recebem oficina de produção de sabão em ocupação de Araquari

Mulheres recebem oficina de produção de sabão em ocupação de Araquari




Fonte: Reporterpopular.com.br