Dezembro 30, 2020
Do Colectivo Libertario Evora

Por Serge (aqui)

Após uma longa doença morreu, na quarta-feira, 23 de dezembro, o nosso amigo e companheiro Alexandre Skirda, aos 78 anos. Terá ido para junto do Dnieper para se juntar a Nestor Makhno, um descendente, como ele, de cossacos zaporogues?

O seu interesse por esta região e o seu domínio do idioma permitiram-lhe conhecer o movimento camponês revolucionário do sul da Ucrânia, herdeiro de séculos de prática da democracia direta. Em livros como “Nestor Makhno, o Cossaco Libertário, A Luta pelos Sovietes Livres na Ucrânia 1917-1921”, ele demonstra como, neste período, a criação de comunas livres teve como objetivo estabelecer uma sociedade sem Estado, e a forma como o Estado Bolchevique os destruiu, após ter eliminado o exército revolucionário insurrecional ucraniano, que, contudo, tinha tornado possível derrotar os exércitos brancos.

Ainda hoje o nome de Alexander Skirda irrita muitos militantes trotskistas, que não lhe perdoam ter revelado a forma como o Exército Vermelho, enviado por Trotsky, esmagou a comuna de Kronstadt, que lutava para que a Rússia tivesse uma democracia direta, federalista, e que declarava em 8 de março de 1921: “É aqui em Kronstadt que foi lançada a primeira pedra da Terceira Revolução que se opõe à ordem burocrática dos bolcheviques, deixando para trás a ditadura do Partido Comunista, das Tchekas (politica política) e do capitalismo de Estado ”. Ao publicar “Kronstadt 1921: os Sovietes Livres contra a Ditadura do Partido”, ele fazia sua, muito tempo depois, a afirmação de Stépan Pétrichenko, presidente do Comitê Revolucionário Provisório de Kronstadt: “Eles podem fuzilar os kronstadianos, mas nunca poderão fuzilar a verdade sobre Kronstadt”.

As suas investigações permitiram-lhe escrever vários livros sobre este acontecimento histórico, que foram objeto de traduções em vários países e tiveram inúmeras reedições, enriquecidas por novos documentos. Recentemente traduziu e apresentou “Kronstadt na Revolução Russa” de Efim Yartchouk, até então inédita. Este, que foi um dos principais animadores dos anarquistas de Kronstadt, descreve o que viveu e dedica a sua obra “àqueles que derramaram o seu sangue durante a revolução de 1905 pela emancipação completa do proletariado do jugo do capital e do autoridade. Aos que lutaram em fevereiro e julho de 1917 contra os donos do mundo. Àqueles que se tendo deixar enganar pelas palavras de ordem do estado proletário e que, de imediato,  ergueram as armas contra os novos senhores, os bolcheviques. Em memória daqueles que morreram no caminho para a Sociedade dos Homens Livres: a Anarquia ”.

Tendo tido a oportunidade de nos aproximarmos da montanha de documentos que alimentam os seus livros, sendo os aqui citados apenas uma parte, pudemos medir a importância da sua obra histórica ao revelar o que há muito tempo estava oculto – quer pelos “brancos” , quer pelos “vermelhos” – sobre uma revolução que teve reflexos, durante décadas, no movimento operário em muitos países.

Não esqueceremos Alexander Skirda, o historiador essencial da Revolução Russa, e também o ativista anarquista que, a partir dos anos 1960, animava o Grupo de Estudos e Ação Anarquista.

“Os mortos vivem e com eles os sonhos que transportaram”, Gustav Landauer.

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com