Abril 16, 2021
Do O Abutre

Era uma vez, o capitão de um navio e seus companheiros, ficaram tão vaidosos da sua marinhagem, tão cheios de arrogância e tão impressionados consigo mesmos que enlouqueceram. Viraram o navio para Norte e navegaram até se depararem com icebergs e perigosos campos de gelo, e continuaram a navegar para Norte em águas cada vez mais perigosas, apenas pela oportunidade de realizar proezas cada vez mais brilhantes da sua marinhagem.

À medida que o navio alcançava latitudes cada vez mais altas, os passageiros e a tripulação ficavam cada vez mais desconfortáveis. Começaram a discutir entre si e reclamar sobre as condições em que viviam.

― Raios me partam, disse um hábil marinheiro se esta não for a pior viagem que já fiz! O convés está escorregadio de gelo; quando estou de vigia, o vento corta-me o casaco como uma faca; cada vez que recolho as velas quase congelo os dedos; e tudo o que recebo são miseráveis ​​cinco xelins por mês!

― Você acha que está mal! ― disse uma passageira. ― Não consigo dormir à noite por causa do frio. As mulheres deste navio não recebem tantos cobertores quanto os homens. Não é justo!

Um marinheiro mexicano entrou na conversa: ― ¡Chingado! Recebo apenas metade do salário dos marinheiros ingleses. Precisamos de comida abundante para nos manter aquecidos neste clima e eu não recebo a minha parte; os ingleses ganham mais. E o pior de tudo é que os colegas dão-me sempre ordens em inglês em vez de espanhol.

― Eu tenho mais razões do que alguém para reclamar, ― disse um marinheiro índio americano. ― Se os faces-pálidas não tivessem roubado as minhas terras ancestrais eu nem sequer estaria neste navio, aqui entre os icebergs e os ventos árticos. Eu estaria apenas a remar uma canoa num lago agradável e plácido. Eu mereço uma compensação. Pelo menos, o capitão deveria permitir que eu organizasse um jogo de dados e ganhasse algum dinheiro.

O contramestre falou em voz alta: ― Ontem o primeiro oficial chamou-me “maricas” só porque eu gosto de chupar pilas. Eu tenho o direito de chupar pilas sem ser insultado por isso!

― Não são apenas os humanos que são maltratados neste navio ― interrompeu entre os passageiros um amante de animais, com a sua voz tremendo de indignação. ― Porque na semana passada eu vi o segundo oficial pontapear o cão do navio duas vezes!

Um dos passageiros era um professor universitário. Torcendo as mãos, exclamou: ― Tudo isso é simplesmente horrível! É imoral! É racismo, sexismo, especismo, homofobia e exploração da classe trabalhadora! É discriminação! Devemos ter justiça social: salário igual para o marinheiro mexicano, salários mais altos para todos os marinheiros, indemnização para os índios, cobertores iguais para as mulheres, o direito garantido de chupar pilas, e nunca mais pontapear o cão.

― Sim, sim! ― gritaram os passageiros. ― Sim, claro! ― gritou a tripulação. ― É discriminação! Temos que exigir os nossos direitos!

O taifeiro pigarreou. ― Todos vocês têm bons motivos para reclamar. Mas parece-me que o que temos realmente de fazer é virar o navio e seguir de volta para Sul, porque se continuarmos para Norte iremos com certeza naufragar mais cedo ou mais tarde, e então os vossos salários, os vossos cobertores e o vosso direito de chupar pilas não vai servir de nada, porque nos vamos afogar todos. ― Mas ninguém lhe prestou atenção porque era apenas o taifeiro.

O capitão e seus companheiros, desde os seus postos na popa, tinham estado a observar e a ouvir. Agora sorriam e piscavam uns para os outros, e a um gesto do capitão, o terceiro oficial desceu da popa, caminhou até onde os passageiros e a tripulação estavam reunidos, abrindo caminho entre eles. Colocou uma expressão muito séria no rosto e falou assim:

― Nós, oficiais, temos de admitir algumas coisas realmente indesculpáveis que ​​têm acontecido neste navio. Não tínhamos percebido a gravidade da situação até ouvirmos as vossas reclamações. Somos homens de boa vontade e queremos fazer o que é certo para vocês. Mas, bem… o capitão é bastante conservador e obstinado, e pode ser necessário persuadi-lo um pouco antes de fazer quaisquer mudanças substanciais. A minha opinião pessoal é que se vocês protestarem vigorosamente, mas sempre pacificamente e sem violar nenhuma das regras do navio, vocês sacudirão o capitão da sua inércia e forçá-lo-ão a resolver os problemas dos quais vocês tão justamente se queixam.

Dito isto, o terceiro oficial voltou para a popa. Enquanto se afastava, os passageiros e a tripulação chamaram-lhe: ― Moderado! Reformador! Bom-liberal! Fantoche do capitão! ― Mesmo assim fizeram o que ele disse. Juntaram-se em massa diante do convés da popa, gritaram insultos aos oficiais e reivindicaram os seus direitos: ― Quero salários mais altos e melhores condições de trabalho ― exclamou o hábil marinheiro. ― Cobertores iguais para as mulheres ― exclamou a passageira. ― Quero receber as minhas ordens em espanhol ― exclamou o marinheiro mexicano. ― Eu quero o direito de organizar um jogo de dados ― exclamou o marinheiro indiano. ― Não quero ser chamado de “maricas” ― exclamou o contramestre. ― Chega de pontapear o cão ― exclamou o amante de animais. ― Revolução agora ― exclamou o professor.

O capitão e os companheiros amontoaram-se e conferenciaram por vários minutos, piscando, acenando com a cabeça e sorrindo uns para os outros o tempo todo. Então o capitão foi até a frente do convés da popa e com uma grande demonstração de benevolência anunciou que o salário do marinheiro capaz seria aumentado para seis xelins por mês; o salário do marinheiro mexicano seria aumentado para dois terços do salário de um marinheiro inglês, e a ordem para recolher as velas seria dada em espanhol; as passageiras receberiam mais um cobertor; o marinheiro indiano teria permissão para organizar um jogo de dados nas noites de Sábado; o contramestre não seria chamado de “maricas” desde que mantivesse a sua chupada estritamente privada; e o cão não seria pontapeado a menos que fizesse algo realmente perverso, como roubar comida da cozinha.

Os passageiros e tripulantes celebraram essas concessões como uma grande vitória, mas na manhã seguinte sentiram-se novamente insatisfeitos.

― Seis xelins por mês é uma ninharia, continuo a congelar os dedos quando recolho as velas ―  resmungou o hábil marinheiro. ― Ainda não recebo o mesmo salário que os ingleses, nem comida suficiente para este clima ― disse o marinheiro mexicano. ― Nós, mulheres, ainda não temos cobertores suficientes para nos manter aquecidas ― disse a passageira. Os outros tripulantes e passageiros expressaram reclamações semelhantes, e o professor encorajou-os.

Quando terminaram, o taifeiro falou, desta vez mais alto para que os outros não pudessem facilmente ignorá-lo: ― É realmente terrível que o cão seja pontapeado por roubar um pedaço de pão da cozinha, e que as mulheres não tenham cobertores iguais, e que o marinheiro hábil tenha os dedos congelados; e eu não vejo porque o contramestre não deva chupar pilas se ele quiser. Mas vejam como os icebergs estão agora densos, e como o vento sopra cada vez mais forte! Temos que virar este navio de volta para Sul porque se continuarmos para Norte vamos naufragar e afogar-nos.

―Ah, sim, ― disse o contramestre, ― é horrível continuarmos em direcção a Norte. Mas porque devo continuar a chupar pilas no armário? Porque me chamam “maricas”? Não sou como os outros?

― Navegar para o Norte é terrível, ― disse a passageira. ― Mas você não vê? É exatamente por isso que as mulheres precisam de mais cobertores para mantê-las aquecidas. Eu exijo cobertores iguais para as mulheres agora!

― É bem verdade, ― disse o professor ― navegar para Norte impõe grandes dificuldades a todos nós. Mas mudar o curso em direção a Sul não seria realista. Não é possível fazer o relógio voltar atrás. Devemos encontrar uma maneira madura de lidar com a situação.

― Vejam, ― disse o taifeiro ― se deixarmos aqueles quatro loucos no convés da popa seguirem o seu caminho, vamos todos afogar-nos. Se conseguirmos tirar o navio de perigo poderemos preocupar-nos com as condições de trabalho, cobertores para as mulheres e o direito de chupar pilas. Mas primeiro temos que fazer este navio dar a volta. Se alguns de nós reunirmos, fizermos um plano e mostrarmos um pouco de coragem, podemos salvar-nos. Não seria necessário todos, bastariam seis ou oito. Poderíamos atacar a popa, atirar aqueles lunáticos ao mar e virar o navio para Sul.

O professor ergueu o nariz e disse severamente: ― Eu não acredito em violência. É imoral.

― É antiético usar a violência, ― disse o contramestre.

― Tenho pavor da violência, ― disse a passageira.

O capitão e seus companheiros estiveram o tempo todo a observar e a ouvir. A um sinal do capitão, o terceiro oficial desceu para o convés principal. Circulou entre os passageiros e tripulantes, dizendo-lhes que ainda havia muitos problemas no navio. ― Fizemos muito progresso, ― disse ele, ― mas há ainda muito a ser feito. As condições de trabalho para o marinheiro hábil ainda são difíceis, o mexicano não recebe ainda o mesmo salário que os ingleses, as mulheres não têm ainda tantos cobertores quanto os homens, o jogo de dados do índio na noite de Sábado é uma compensação mesquinha pelas suas terras perdidas, é injusto com o contramestre ainda tem que chupar pila no armário, e o cão às vezes ainda leva pontapés.

― Acho que o capitão precisa de ser persuadido novamente. Ajudaria se todos vocês fizessem outro protesto, desde que não seja violento.

Quando o terceiro oficial voltou para a popa, os passageiros e a tripulação gritaram insultos atrás dele, mas mesmo assim feito o que ele disse e se reuniram em frente ao convés de popa para outro protesto. Eles gritaram, deliraram e brandiram os punhos, e até jogaram um ovo podre no capitão (do qual ele se esquivou habilmente).

Fonte: Oabutre.noblogs.org