en / fr / es / pt / de / it / ca / el

As notícias de 80 coletivos anarquistas são postados automaticamente aqui
Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

No dia 16/12/1908 nascia Remedios Varo

Nascida em Anglés, território dominado pelo estado espanhol, María de los Remedios Alicia Rodriga Varo y Uranga (mais conhecida como Remedios Varo), foi uma pintora surrealista e anarquista. Varo teve uma participação ativa na Revolução Espanhola (1936-1939). Durante a Revolução Espanhola, Varo conhece o poeta surrealista Benjamin Peret, o qual dedicou diversas obras à pintora;

Após a traição stalinista e a ascensão do regime fascista de Franco, Remedios é obrigada a fugir para o território dominado pelo estado francês. Foi neste território Varo conhece o circulo surrealista, apresentado por Peret, tendo participado da primeira Exposição Internacional de Surrealismo.

Com a ocupação nazista do território francês, Varo se vê obrigada a mudar-se, migrando para o território dominado pelo estado mexicano, aonde permaneceria até o fim de sua vida. É neste território que Remedios Varo vai produzir a maioria de suas obras.

Varo morre em 1963, aos 55 anos, no território dominado pelo estado mexicano.

Está é uma pequena homenagem a Remedio Varo do Instituto de Estudos Libertários

Segue algumas obras da pintora:

Por Rodolpho Jordano Netto (IEL)

Fonte: Working Class History

Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum

NO TWITTER
NO MASTODON
NO TUMBLR

Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]