en / fr / es / pt / de / it / ca / el

Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

Obrigada, mas já chega por Errico Malatesta

[1]

Estou de volta a Itália graças aos esforços dos companheiros e amigos e os agradeço por ter me oferecido os meios para fazer minha contribuição a nossa causa comum. Lamento que as minhas modestas faculdades não me permitam fazer tanto quanto gostaria ou quanto, talvez, se espera de mim; tanto faz, lutarei com toda a minha fé e com todo o entusiasmo que arde em meu coração.

Permitam-me agora fazer uma observação crítica das ações do companheiros em relação a mim.

Durante a agitação que tomou lugar por conta do meu retorno, e durante os primeiros dias desde a minha volta a Itália, disseram e fizeram coisas que ofendem minha modéstia e senso de proporção.

Os companheiros hão de recordar que a hipérbole é uma figura retórica da fala da qual não se deve abusar. Hão, sobretudo, de recordar que a exaltação dum homem é politicamente perigoso e moralmente nada saudável tanto o que é exaltado quanto para os que o exaltam.

E acontece que sou de tal maneira que acho desagradáveis os aplausos e aclamações, que tendem a me paralisar em vez de encorajar a trabalhar.

Quero ser um companheiro entre companheiros, e se tenho o infortúnio de ser maior que os demais não pode me agradar que me recordem continuamente com as deferências e atenções que os companheiros me desferem.

Estamos entendidos?

Tradução: Inaê Diana Ashokasundari Shravya (IEL)

[1]     Originalmente “Grazie, me basta”, Il Libertario (La Spezia) 18, número 747 (8 de janeiro de 1920)

Fonte: Ielibertarios.wordpress.com