en / fr / es / pt / de / it / ca / el

Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

Obrigada, mas já chega por Errico Malatesta

[1]

Estou de volta a Itália graças aos esforços dos companheiros e amigos e os agradeço por ter me oferecido os meios para fazer minha contribuição a nossa causa comum. Lamento que as minhas modestas faculdades não me permitam fazer tanto quanto gostaria ou quanto, talvez, se espera de mim; tanto faz, lutarei com toda a minha fé e com todo o entusiasmo que arde em meu coração.

Permitam-me agora fazer uma observação crítica das ações do companheiros em relação a mim.

Durante a agitação que tomou lugar por conta do meu retorno, e durante os primeiros dias desde a minha volta a Itália, disseram e fizeram coisas que ofendem minha modéstia e senso de proporção.

Os companheiros hão de recordar que a hipérbole é uma figura retórica da fala da qual não se deve abusar. Hão, sobretudo, de recordar que a exaltação dum homem é politicamente perigoso e moralmente nada saudável tanto o que é exaltado quanto para os que o exaltam.

E acontece que sou de tal maneira que acho desagradáveis os aplausos e aclamações, que tendem a me paralisar em vez de encorajar a trabalhar.

Quero ser um companheiro entre companheiros, e se tenho o infortúnio de ser maior que os demais não pode me agradar que me recordem continuamente com as deferências e atenções que os companheiros me desferem.

Estamos entendidos?

Tradução: Inaê Diana Ashokasundari Shravya (IEL)

[1]     Originalmente “Grazie, me basta”, Il Libertario (La Spezia) 18, número 747 (8 de janeiro de 1920)

Fonte: Ielibertarios.wordpress.com
Discuta Este Artigo No Fórum

NO TWITTER
NO MASTODON
NO TUMBLR

Camisetas Anarquistas ★ Frete grátis para todo o mundo

Barcode Prisonner
Freedom equality anarcho-communism
1984 (George Orwell)
A.C.A.B. All Cops Are Bastards
No tolerance for intolerance - fuck hate!
When the rich rob the poor it's called business - When the poor fight back it's called violence
Ni dieu ni maître
Ne réfléchis pas, regarde la télé, travaille, consomme, paye tes impôts, ne réfléchis pas...
No gods no masters
Fuck your god

Esta plataforma é inteiramente financiada pela No Dioses No Maestros Cooperativa.
As vendas também contribuir para arrecadar fundos para doações a várias organizações anarquistas e instituições de caridade ativistas.

Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]