Abril 11, 2021
Do Reporter Popular
162 visualizações


No último sábado (10/04) foi feita a primeira distribuição da erva-mate Seiva Rebelde na região de Porto Alegre. Foram distribuídos ao todo 25kg quilos entre os primeiros consumidores da erva-mate. A ideia é expandir a rede de consumidores, fomentando a criação de grupos de consumo e a expansão de pontos de distribuição na capital.

A Seiva Rebelde é feita na região norte do Rio Grande do Sul, em território de luta campesina anticapitalista, e distribuída na capital pelo Ateneu Libertário A Batalha da Várzea, com o apoio logístico da articulação Pró-Teia dos Povos em Luta no Rio Grande do Sul. Quem tiver interesse em adquirir a Seiva, montar um grupo de consumo ou um ponto de distribuição, é só entrar em contato com o número (54) 99676-0389 (atende também pelo WhatsApp).

A Seiva Rebelde é produzida, desde o plantio, de maneira agroecológica. O processo de feitura é o carijo, método tradicional desenvolvido pelos povos originários que aqui vivem há milênios. Foram estes povos que ensinaram os não indígenas, que chegaram posteriormente, a preparar aquilo que hoje chamamos de chimarrão.

Sim, o maior símbolo da tradição gaúcha é na verdade uma prática ancestral dos povos originários. Portanto, todos aqueles que se dizem gaúchos têm mais um motivo para prestar respeito e admiração aos povos originários desta terra, seus direitos, sua luta e resistência. Vida longa à Seiva Rebelde!

Algumas imagens:

                               




Fonte: Reporterpopular.com.br