Federação Anarquista 🏴 Notícias anti-capitalistas e informações anti-fascistas
  en / fr / es / pt / de / it / ca / el

As notícias de 85 coletivos anarquistas são postados automaticamente aqui
Feed de notícias atualizado a cada 5 minutos

Os 100 artigos mais lidos do mês

Os 100 artigos mais lidos do mês

Anarquistas do grupo ucraniano “Bandeira Negra”:  “A esquerda consciente tem que apoiar a luta da Ucrânia contra o regime fascista russo”

Elementos da Unidade de  Defesa Territorial Ucraniana Bandeira Negra , conhecidos há cerca de 5 anos pelo seu envolvimento nos conflitos sociais, nas lutas de rua contra nazis, na proteção de espaços públicos em Lviv e no desenvolvimento da economia cooperativa horizontal, publicaram o texto seguinte em 30 de maio no seu canal do telegram : “Recentemente…

Em busca do Não

Por João Bernardo Sobram-me dedos numa mão se enumerar o que escrevi ou expus oralmente sobre metodologia da história. Prefiro praticá-la. Abri uma excepção quando proferi uma conferência no II Simpósio Internacional de História da Universidade Federal de Goiás, em Outubro de 2005, depois publicada como artigo («Propostas para uma Metodologia…

Análise de Conjuntura Internacional – Junho de 2022

Uma nova etapa do sistema capitalista Podemos dizer que o sistema capitalista em escala planetária entrou em uma nova etapa. Estamos no início, mas finalmente uma nova etapa. Uma nova etapa que claramente começou com a pandemia da covid e as diversas medidas impostas pelos Estados para controlar as populações em vez da doença: o confinamento em…

Antes e depois

Por João Bernardo Em pleno século XXI uma potência nuclear iniciou uma guerra de conquista e anexação de territórios contra um país vizinho, sem falar na pilhagem de bens, colocando-nos perante algo que julgávamos definitivamente ultrapassado. Desde a época napoleónica que não havia na Europa guerras de conquista. Mesmo a permanente agitação…

Fazer do dia 09/06 o inicio da derrubada da EC95!

Resistência Popular Estudantil – Rio de Janeiro O governo Bolsonaro dá continuidade ao projeto de destruição da ciência e da educação brasileiras. Vimos voltar à discussão do parlamento a tentativa de cobrança de mensalidade nas universidades públicas, com a PEC 206. Com o recuo da PEC, que ainda não foi derrubada por completo e teve seu…

O papel da nato na arquitetura do capitalismo global

Coincidindo com a cimeira da NATO na capital espanhola, no domingo, 26 de Junho, em Madrid, realiza-se uma manifestação multisectorial, de âmbito global, contra o militarismo, contra a NATO e o aumento dos impostos ligados ao sector militar. Uma manifestação pela paz e contra a guerra venha ela de onde vier. Neste contexto interessa perceber o…

O fascismo no Partido Comunista da Federação Russa

Por Primo Jonas Caminhando pela avenida Entre Ríos me encontro com um clássico porteño: as sedutoras caixas de livros em oferta na porta de velhas livrarias. Coletâneas variopintas [heterogêneas], essas caixas as vezes guardam tesouros em meio a publicações diversas, inesperadas, banais ou simplesmente bizarras, literaturas esquecidas ou guias…

Esboço para uma teoria crítica do cinema de guerrilha (5)

Por Arthur Moura Leia AQUI a quarta parte do artigo. O cinema é uma arma política. Disso é bom que ninguém tenha dúvidas. Pensemos, por exemplo, a série O Mecanismo dirigida por Padilha. Para aqueles que acreditam que cinema é mero entretenimento está de ingenuidade no jogo do poder. O cinema não é neutro, como nenhuma arte ou ciência pode…

Luta pela vida: povos indígenas contra o marco temporal

23 de junho será dia mobilizações por todo Brasil pela retomada da votação do Marco Temporal, que foi tirada da pauta do Supremo Tribunal Federal (STF). O Marco Temporal é uma tese do agronegócio que define que os povos indígenas só teriam direito às terras já ocupadas no dia da assinatura da Constituição Federal. Se aceita, colocará em…

El robo del trabajo, de la dignidad y del suicidio

Por Vitor Ahagon También publicado en PORTUGUÉS (original) e INGLÉS. São Paulo. Coches. Bocinas. Delgado que se lleva el autobús. Ladridos de perros. Triturador. Miseria… Mucha miseria. Pero ¿sabes cuando, por fin, llega ese momento de la noche en el que apoyas la cabeza en la almohada para descansar, después de un día de trabajo y todas las…

As belas formas de Lina Bo

É curioso verificar que as fotografias publicadas nesta nova secção do Passa Palavra objectivam quase exclusivamente formas e texturas, na tradição do construtivismo. Com efeito, este não é um site onde abunde o pós-modernismo. Ora, para quem se interesse por esta perspectiva recomendo um livro que acabei neste momento de ler: Helmut C. Schulitz…

O mundo é redondo

Conversava com o pai, há muitos anos filiado ao PT. É um daqueles petistas que criticam o Lula e o partido, mas sempre acrescentando um mas… — Geraldo Alckmin no palanque ao lado do Lula… O mundo realmente dá voltas, hein, pai! — O mundo é redondo. Passa Palavra

As mesmas considerações sobre o processo de eleição no Brasil

De 2 em 2 anos somos forçadas, obrigadas a dar um ok ao sistema eleitoral, um joinha para a política institucional a nos imposta como único caminho possível (só se for para cair de um penhasco!). Se forma uma enxurrada de gente nas seções eleitorais, cada pessoa com suas colinhas poluidoras, com ou sem muito critério, sem entenderem o que fazem…

Ato de trabalhadores/as aposentados/as em Maricá (RJ)

Por Repórter Popular – Maricá (RJ) Na manhã desta quarta-feira (15), um grupo de aposentados/as da rede municipal de educação realizou um ato no centro da cidade de Maricá (RJ). O grupo “Aposentados em Ação” organizou o protesto em defesa das demandas dos servidores inativos. Os servidores reivindicam direitos sociais que estão sendo…

Reunião preparatória para audiência pública distrital do Pântano do Sul

Alô comunidades do sul da ilha! Amanhã (13/06) tem reunião preparatória para audiência pública distrital do Pântano do Sul. É uma atividade de formação e mobilização sobre o Plano Diretor, com um resgate histórico sobre Plano Diretor Participativo, apresentação da proposta da Prefeitura e também da proposta distrital comunitária. Será…

Para uma educação do olhar cinematográfico: visitando “O Olhar de Michelangelo”

Série em três partes de José de Sousa Miguel Lopes: Para uma educação do olhar cinematográfico: visitando “O Olhar de Michelangelo” (1) O cinema se transformou em uma lâmpada que se acende e apaga, um espelho giratório parecido com o que Franz Mesmer utilizava para hipnotizar seus pacientes. Para uma educação do olhar cinematográfico…

Decrescimento ecossocialista ou abundância burocrática?

Por Prometeus Freed Recentemente, um conjunto de autores (Michael Löwy, Bengi Akbulut, Sabrina Fernandes e Giorgos Kallis) publicaram um artigo onde mapeiam o que existe de comum entre o Ecossocialismo e o Descrescimento, propondo no final o que eles chamaram de Descrescimento Ecossocialista. Este artigo, apesar de ser essencialmente político, revela…

Esboço para uma teoria crítica do cinema de guerrilha (4)

Por Arthur Moura Leia aqui a terceira parte do artigo. Já podemos ter com clareza a leitura de que o desafio colocado ao cinema independente, de esquerda, combativo é maior do que se imaginava na década de 60, já que o apoio que parecia determinante é sazonal e não raro se voltará contra as expressões artísticas de esquerda fragilizando ainda…

Ucrânia: Arcelor Mittal de Kryvyi Rih suspende acordo trabalhista

A empresa Arcelor Mittal, da cidade ucraniana de Kryvyi Rih suspendeu o contrato de trabalho existente sem o consentimento e aprovação dos principais representantes dos sindicatos que atuam na fábrica.A informação chegou via a liderança sindical do Sindicato Independente dos Mineiros da Ucrânia de Kryvyi Rih, Yuriy Samoilov. Ele relatou que "a…

Luta nos correios: com a saÚde nÃo se brinca

Porto Alegre RS. Estão acabando com a saúde das trabalhadoras e trabalhadores dos correios. Nesta última terça feira dia 14/06/22 a categoria dos correios do RS deu uma resposta em Porto Alegre a mais um ataque do governo Genocida. Além de estarem para fechar o Ambulatório Médico no maior complexo postal do RS, que fica na av. Sertório, estão…

Biblioteca Comunitária Lutador Dito é inaugurada em Joinville

Foi inaugurada neste mês de junho a Biblioteca Comunitária Lutador Dito, em Joinville. O espaço foi aberto dentro da associação de moradores do bairro Itinga, a Amorabi, e deve funcionar aos sábados, das 9h ao meio-dia. O espaço conta com um acervo de livros de autores locais, nacionais e estrangeiros, sobre literatura, política, história e…

Contribuições teóricas para o combate ao sindicalismo

Por Coletivo Editorial do Boletim Batalhar O livro é fruto da combinação de uma perseverante atuação política prática, da discussão coletiva e da observação da luta de classes atual, por militantes que ainda acreditam ser possível a transformação radical da sociedade por aqueles que tudo constroem: o proletariado. Essa vivência, discussão…

13 de junho

Por Jan Cenek Foi há nove anos. 13 de junho de 2013. Era uma quinta-feira, dia de Santo Antonio, conhecido no Brasil como “santo casamenteiro”. Mas naquela quinta-feira ocorreu um divórcio. Santo Antonio nasceu em Portugal e morreu em Itália, em 13 de junho de 1231. No Brasil, em 13 de junho de 2013, morreu um determinado arranjo de forças sociais…

Trabalhadoras da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC-RS) enfrentam a falta de pagamento dos salários e a precarização no trabalho terceirizado

A eterna violência da terceirização Não são poucas as vezes que noticiamos a violência praticada pelas empresas e pelos entes públicos contra as trabalhadoras terceirizadas. Inúmeros atrasos de salários e outras verbas remuneratórias, atraso no pagamento de auxílio-alimentação, do vale-transporte. Muitos são os casos em que as trabalhadores…

Dois filmes da Nouvelle Vague francesa

            Assisti junto da minha companheira a dois filmes franceses da chamada Nouvelle Vague (em tradução literal, ‘nova onda’). Foi um movimento estético cinematográfico de forte influência global que pregava outro modo de fazer cinema, recusando, via de regra, a estética realista dos anos anteriores. É claro que temos que…

[Paraná] Abaixo a Perseguição ao que Lutam!!!

Por Sindicato Independente das(os) Trabalhadoras (es), Londrina – Paraná ESTADO DO PARANÁ TENTA EXECUTAR AÇÃO CONTRA ASSOCIADA DO SIT E TRABALHADORA DA EDUCAÇÃO Se o sucateamento é a realidade, ocupar é um direito! Em outubro de 2016 iniciou o movimento que culminou nas ocupações das escolas públicas brasileiras, junto a universidades e…

Identidade

Por Juliana Antunes Todas as fotografias foram feitas utilizando a câmera Fujifilm FinePix SL300. A edição foi feita pelo Adobe Lightroom. O leitor interessado em submeter fotografias para publicação no Passa Palavra poderá enviá-las ao seguinte endereço de e-mail: [email protected]. COMPARTILHAR Artigo anteriorContribuições teóricas para…

Colapso Cast #37 – Documentário “Antes que a Casa Caia”.

Antes que a Casa Caia – Documentário. Para ouvir o podcast: [] Este episódio foi publicado e pode ser ouvido em todos os lugares em que seu podcast estiver disponível. Estamos entrando de cabeça no Colapso! Neste episódio temos uma conversa muito interessante com o jornalista Luis Henrique Silveira, que está lançando o filme documental ‘Antes…

Entrevista de Luiz Ernesto Tavares ao Instituto de Estudos Libertários

Tavares, militante petroleiro e anarquista De que forma e quando você teve contato com o anarquismo? Com a Celinha (Célia era militante petroleira de base) que, depois da minha segunda demissão da Petrobrás, me levou ao CEL no Catete com a orientação de um histórico anarquista Jaime Cuberos e lá estava o Renato. Você se aproxima de alguma das…

Comunicado da CNT espanhola a convocar para a manifestação anti-NATO em Madrid este domingo: “As vossas guerras, a nossa morte, a nossa miséria”

E então aconteceu: de um dia para o outro, o militarismo da NATO e o neo-stalinismo capitalista de Putin fizeram-nos voltar ao pesadelo da Guerra Fria que ingenuamente acreditávamos ter sido ultrapassado. Mísseis intercontinentais, Terceira Guerra Mundial, Guerra Nuclear, destruição da raça humana…, ouvimos novamente palavras terríveis para…

The theft of work, dignity, and suicide

By Vitor Ahagon Also published in portuguese (original) and SPANISH. São Paulo. Cars. Horns. Thin that the bus takes away. Dog barking. Crusher. Misery… A lot of misery. But you know when, finally, it comes that time of the night when you put your head on your pillow to rest, after a day of work and all the hardships it gives us, and you think “whew…

Soldado britânico capturado em Mariupol e condenado à morte na “República Popular de Donetsk” lutou na Síria por um Curdistão livre e independente

Aidan Aslin, e outros membros do YPG, no Curdistão sírio, Recentemente na zona ocupada pelos separatistas russos da chamada República Popular de Donetsk foram condenados à morte 3 militares do Exército Ucraniano capturados em Mariupol. Um dos condenados é de nacionalidade marroquina e os outros dois, de nacionalidade britânica. Um destes, Aidan…

Curso de Agroecologia movimenta o Acampamento Edson Nogueira

Por Repórter Popular – Norte Fluminense (RJ) No dia 11 de junho (sábado) aconteceu mais um encontro do Curso de Agroecologia promovido pelo MST na Unidade Pedagógica de Agroecologia Marielle Franco que fica no Acampamento Edson Nogueira no município de Macaé (RJ). Contou com a participação de assentados, assentadas, professores e professoras…

A reaparição do demônio na fábrica

Por Felipe Catalani Sobre o filme “A máquina infernal” (2021, dir: Francis Vogner dos Reis) Há quem afirme que o cerne da estrutura de uma fábula é a inversão: Esopo e Lafontaine, quando queriam dizer que as pessoas são como animais, apresentavam animais como pessoas. Também Brecht, quando quis dizer que burgueses são ladrões, inverteu…

A elaboração de periferias pelo capitalismo

Por Isadora de Andrade Guerreiro “A função da forma é a de revestir de coerência aquilo que é contraditório e tenso. É, por isso, negação mediadora das relações que expressa” (José de Souza Martins, O Cativeiro da Terra, 2021 [1979], p.31). Vários dos meus textos anteriores aqui no Passa Palavra têm discutido o caráter do capitalismo…

(pramen) “nÃo podemos sobreviver a esta guerra sem a ajuda mÚtua”, conversa com um anarquista bielorrusso da operaÇÃo solidariedade

Após a eclosão da guerra, os anarquistas na Ucrânia lançaram a “Operação Solidariedade” para ajudar os combatentes e outras pessoas que necessitavam de ajuda. O que é que a organização faz e o que deve ser salientado sobre esta iniciativa? Por que é que a ajuda mútua é importante, mas ainda não está generalizada? O que é que há de…

Ato em defesa da educação pública toma as ruas de Florianópolis

Por Repórter Popular – SC O dia 9 de junho foi marcado pela presença do movimento estudantil nas ruas de todo o país. A motivação que deu corpo aos protestos é resultado dos recentes ataques à educação pública, que nas últimas semanas têm sido recorrentes. O cenário atual de desmonte das universidades públicas se agravou desde maio…

PiauÍ: em parnaÍba, estudantes do ifpi fecham vias em defesa da educaÇÃo pÚblica de qualidade.

Na tarde de ontem (09/06) estudantes do Instituto Federal do Piauí travaram a mais importante via da cidade de Parnaíba para exigir melhores condições estruturais em seu campus, que sofre e é ameaçado pelos constantes cortes na educação brasileira. Somente no mês passado, enquanto gasta com cartão pessoal e carnes de primeira qualidade ao…

letralivre – ano 2 – nº 20 – 1998

Letralivre, um tanto de História A Revista de Cultura Libertária, Arte e Literatura letralivre foi publicada em papel por Robson Achiamé durante 14 anos (1994 a 2009), desde o modesto, criativo e esperançoso número 1 (16 páginas), até o vigoroso, generoso e fundamentalmente contemporâneo número 50, com 148 páginas, contando-se as quatro capas…

Paolo Schicchi, un ‘vagamundo’ que quiso matar a Malatesta

Entre los vagamundos que nutrieron los orígenes del anarquismo comunista, me gustaría focalizar la atención en la figura de uno de ellos, el siciliano Paolo Schicchi. Un personaje con una vida fascinante y apasionada.[…] Tras su paso por la universidad fue alistado en el ejército, del cual desertaría en 1889, abandonando el cuerpo de artillería…

As políticas mortais da Europa-Fortaleza

«No período 1993-2022, mais de 48.647 mortes podem ser imputadas à militarização das fronteiras, às políticas de detenção e às deportações» As “Políticas mortais da Europa-Fortaleza” é uma campanha da rede UNITED contra as consequências fatais da construção da Europa-Fortaleza. Esta rede tem monitorizado essas mortes e tem vindo…

Mutirão Quentão no Quadrado

Pode esfriar que o Mutirão vai estar quentão! Convidamos tod@s para o mutirão do 2º sábado do mês de junho no Pomar dos Ciclistas. Venha plantar mudas de nativas para continuarmos a semeadura de esperança, dos cuidados com a ilha e suas áreas públicas, ocupando o Aterro da Expressa Sul como Área Verde de Lazer. Sabadão é mutirão para aquecer…

Un casino en llamas

Por una suerte de paradoja, el municipalismo libertario de Bookchin es una de las referencias del «confederalismo democrático» que experimentan las comunidades kurdas en el contexto de la guerra de guerrillas. Dejemos por un momento de lado cuánto hay de autopromoción del PKK en tal referencia. Nos interesa otra línea de razonamiento. Los ejemplos…

Copa Antifascista de Erechim (RS) mostra força popular e solidariedade

Do Repórter Popular – RS No domingo (12/06), foi realizada, em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, a 1ª Copa Antifascista de Erexim. O evento aproxima, através do futebol, a juventude da cidade e da região. A iniciativa foi do Coletivo Resitência União e Arte – R.U.A. Com boa participação, a Copa Antifa reuniu sete times. Os jogos ocorreram…

Distorcendo o tempo

“A obra é temporária, o benefício é permanente” — dizia uma placa que sinalizava um canteiro de obras de uma passarela que havia desmoronado. Os transeuntes que olham lembram, porém, que a obra já durava pelo menos 5 anos e fora uma promessa de campanha eleitoral. O inverso, sim, era verossímil, “A obra é permanente, o benefício é…

Aniversário de 30 anos da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé

Convite: Aniversário de 30 anos da Reserva Extrativista Marinha do Pirajubaé 💃🥳🌍🏞️ É com imensa alegria que chamamos todo mundo para essa grande festa nos Ranchos de Pescadores da Costeira! São 30 anos de resistência dessa comunidade pesqueira! 30 anos de história, de luta, de cultura, de tradição! O território da #ResexDoPirajubaé…

Hipnose

Soldados britânicos capturados em Mariupol e condenados à morte na “República Popular de Donetsk” lutaram na Síria por um Curdistão livre e independente

Foto de Sean Pinner e Aidan Aslin, e de outros membros do YPG,, no Curdistão sírio, Recentemente na zona ocupada pelos separatistas russos da chamada República Popular de Donetsk foram condenados à morte 3 militares do Exército Ucraniano capturados em Mariupol. Um dos condenados é de nacionalidade marroquina e os outros dois, de nacionalidade…

Greve de motoboys em Myanmar

Por Alan Fernandes Em solo birmanês, a gigante Delivery Hero se destaca em entregas de comida por plataformas através de sua sucursal FoodPanda. A marca é responsável pela maior parte da receita da empresa na Ásia fora da China, atuando em outros 11 países. Em Myanmar, ao todo existem cerca de 9.000 entregadores, sendo entre eles 7.000 só na…

Velho Oeste Africano (1)

Ukraine. Avant et après

Par João Bernardo En plein XXIe siècle, une puissance nucléaire a déclenché une guerre de conquête et d’annexion de territoires contre un pays voisin, sans parler du pillage des biens, nous plaçant devant un événement que nous pensions appartenir définitivement au passé. L’Europe n’a pas connu de guerres de conquête depuis l’époque…

El Esfuerzo

La vida es un arma. ¿Dónde herir, sobre qué obstáculo crispar nuestros músculos, de qué cumbre colgar nuestros deseos?¿Será mejor gastarnos de un golpe y morir la muerte ardiente de la bala aplastada contra el muro o envejecer en el camino sin término y sobrevivir a la esperanza? Las fuerzas que el destino olvidó un instante en nuestras manos…

No bunker, na estação de comboios e nas fronteiras, como se vence a discriminação?

Numa semana em que foi noticiada a discriminação no acesso a medicina em faculdades portuguesas entre estudantes ucranianos e alunos de outras nacionalidades fugidos da guerra, eis uma conversa com estudantes marroquinas da universidade de kharkiv que se refugiaram na Alemanha. As três refugiadas marroquinas que conhecemos em Berlim atravessaram…

O “Programa de Gestão” traz a uberização ao serviço público federal

Por Leo Vinicius Ano passado, respondendo a uma questão posta por um amigo, eu disse que duas características do trabalho de motoristas e entregadores de aplicativo tendem a se generalizar, pelo menos no setor de serviços: a externalização dos (custos dos) instrumentos de trabalho ao trabalhador; e o salário por peça (ou salário por tarefa)…

Lançamento do livro sobre a luta pelo plano diretor participativo nos 20 anos do estatuto da cidade

🖲️ LANÇAMENTO DIA 23 DO LIVRO SOBRE A LUTA PELO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO NOS 20 ANOS DO ESTATUTO DA CIDADE 🙂 Depois de meses de trabalho, lançaremos dia 23 de junho (quinta-feira), 19 horas, no Auditório da Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a obra “Confrontos na Cidade: luta pelo Plano Diretor…

(Lisboa) Conversa com Antti Rautiainen: «Os anarquistas na Rússia e a Guerra na Ucrânia». Dia 2 de Julho, sábado, na Disgraça, às 18,30 horas.

Antti Rautiainen, nasceu e vive na Finlândia, onde é Professor associado (Tenure track) na Jyväskylä University School of Business and Economics (JSBE) e colaborador de várias publicações anarquistas. Utiliza o twitter com assiduidade para veicular as suas posições anti-autoritárias e de solidariedade com a luta dos povos do leste da Europa…

Los Errantes visitan México

“Viendo [Ascaso y Durruti] que era imposible mantenerse por más tiempo en Cuba, decidieron salir para México. Con el fin de lograr con éxito su propósito, alquilaron una pequeña lancha para dar un paseo fuera del puerto, pero ya surcando la bahía exigieron de los lancheros que les llevaran a bordo de cualquiera de los barcos que aparejaban para…

Reunião preparatória para a audiência pública distrital do campeche

Precisamos de um Plano Diretor que organize o Campeche e não estimule um crescimento destrutivo. O uso dos recursos naturais da região deve ser equilibrado para que as gerações futuras possam usufruir da qualidade de vida disponível aqui. Participe da nossa Reunião Preparatória, na próxima quarta-feira, 22 de Junho às 19 h, na Rua Auroreal…

Instituto de Estudos Libertários entrevista Marinice da Silva Fortunato

Junho de 2022 Marinice da Silva Fortunato 1- Nos fale um pouco sobre a sua trajetória intelectual. Na escola, aprendi a decorar tudo o que o professor escrevia na lousa. Não havia biblioteca na cidade. Eu queria ler! Visitava amigos que tinham livros em casa. Eu tinha por volta de 10 anos. Que prazer sentia! Já questionava os dogmas da Igreja, mas…

La politique identitaire [1] d’iFood

Par Pablo Polese L’objectif de la diversité «Savez-vous comment travailler la diversité et l’inclusion dans les entreprises ? Les entreprises qui investissent dans une plus grande inclusion contribuent à encourager les salariés à être plus créatifs et innovants dans l’organisation. Ainsi, l’opinion publique perçoit un plus grand potentiel…

SIGA-SP | Não vote, lute!

Construa o Congresso do Povo! Após um governo desastroso de Bolsonaro/Mourão, em um cenário de alta da miséria, fome, desemprego, milhões de mortes por COVID-19, resultado da gestão nefasta da Pandemia, se aproxima mais um circo eleitoral neste ano. Desde o primeiro momento a esquerda reformista deu o recado de como seria sua posição durante…

Solidariedade com os trabalhadores ferroviários britânicos em greve!

Após a manifestação interemfisi profissional nacional organizada pelo TUC em Londres em 18 de junho, os trabalhadores ferroviários da RMT estenderam a ação industrial direta com três dias de ação de greve : 21, 23 e 25 de junho.Com a RMT, os grevistas lutam por mais empregos, por salários mais altos, pela melhoria das condições de trabalho…

Campanha: Plano Diretor de Florianópolis! Exigimos participação popular de verdade!

Processo de não participação da sociedade no plano diretor. Vamos engolir essa? Um Plano Diretor serve para planejar e orientar o desenvolvimento da cidade, pelo bem coletivo de seus habitantes e o equilíbrio ambiental. E o povo precisa participar da construção do plano. É lei nacional e está no Estatuto das Cidades! Só que nada disso tem sido…

Mapa de Segurança Digital (10)

Por Marcelo Tavares de Santana Expropriação, ação ou efeito de privar alguém de sua propriedade [1]. Esta palavra me faz pensar onde está o valor das redes sociais, por que elas valem bilhões se basicamente contêm conteúdos que as pessoas criam? Uma parte da resposta está na capacidade das redes expropriarem nossos conteúdos, o texto é nosso…

“Anarquia e Individualismo” – dia 9 de julho, no CCL

18h00: conversa20h00: jantar vegano

A manutenção de poder no capitalismo

O capitalismo não é um conceito econômico homogêneo e uniformemente aplicado em todo o planeta, embora exista uma tendência grande para práticas globais, aceleradas pelas mudanças tecnológicas dos últimos 30 anos. Há por volta de 193 países atualmente (no ano deste escrito, 2022) e cada um deles possuem suas características próprias. Uma…

Em Santos, Ocupação Anchieta resiste contra o despejo

Ato acontece nesta terça-feira, às 10h, e faz parte da Campanha Despejo Zero. Apoiadores divulgam carta aberta para apoiar a luta Cerca de 70 famílias de um prédio ocupado há mais de 20 anos, em Santos, no litoral paulista, devem ser mandadas para a rua no dia 1º de julho, quando está prevista a reintegração de posse do edifício. Trata-se…

Bicicletada pela Mobilidade em Florianópolis

BICICLETADA! 🚴 O SOS Mobilidade convida todos para uma grande Bicicletada pela Mobilidade em Florianópolis. Queremos melhores condições de trânsito, mais ciclovias/ciclofaixas, mais calçadas e acessibilidade para cada um se mover de forma digna na cidade, com segurança, acessibilidade, espaço, iluminação, sinalização e com educação no…

Situacionistas, Surrealistas, Provos, Naturianos

Este será o tema do próximo número d’ A Ideia (II.ª série – ano XLVIII – vol. XXV – números 96/97/98 – Outono de 2022), a nossa revista dirigida por António Cândido Franco. A edição gráfica é de Luiz Pires dos Reys (assistido por Xénia Pereira Reis) e também com Mara Rosa como assistente na produção editorial. Eis o índice…

Solidariedade às vítimas do Grande Recife

Pelo menos 128 pessoas morreram e quase 70 mil ficaram sem casa no Grande Recife depois das fortes chuvas do fim de maio, a maior tragédia deste século em Pernambuco. O episódio escancara a violência do Estado e do Capital contra pessoas negras e pobres, em meio a uma catástrofe climática mundial. A tragédia na região acontece em um contexto…

Esboço para uma teoria crítica do cinema de guerrilha (6)

Por Arthur Moura Leia aqui a quinta parte do ensaio. A construção de uma teoria revolucionária na comunicação deve beber sem dúvida do marxismo como expressão da consciência do proletariado. A comunicação espontânea (produzida de forma espontânea nos processos das lutas sociais) não é capaz (ainda que impressione pela veracidade daquilo…

A ganância e a ambição não deixam os preços baixarem

Os dois últimos anos (20211 e 2021) foram marcados por uma crise sanitária mundial. Isso afetou a produção mundial, mas principalmente, mexeu nas balanças financeiras internacionais e suas projeções de lucratividade. O mantra sagrado de qualquer pessoa engajada com o capitalismo é sempre a obtenção dos maiores lucros sobre os menores custos…

A Nova Hollywood através de Operação França (1971), de William Friedkin

         As salas de cinema independente a cada dia mostram o seu valor. Semana passada assisti ao grande filme Operação França (1971), de William Friedkin, no contexto de uma mostra sobre questões urbanas, cidades, etc., na Sala Redenção, situada no Campus da UFRGS em Porto Alegre. A sessão era em parceria com o Clube de Cinema e após…

Gaviões dos Zagros. Entrevista à guerrilha curda do século 21

Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA). Gaviões dos Zagros. Entrevista à guerrilha curda do século 21. A entrevista a seguir foi realizada por um militante latino-americano à um membro das Forças de Defesa do Povo (HPG) curda. Neste longo texto, o integrante do HPG aborda temas importantes para a luta revolucionária, como a luta armada…

Velho oeste africano (2)

Trabalhadores e trabalhadoras da educação estadual protestam no Rio de Janeiro

Por Repórter Popular – Maricá  Na manhã quente desta quarta-feira, centenas de trabalhadores e trabalhadoras da educação do Rio de Janeiro, se concentraram no Largo do Machado, zona sul da cidade, para reivindicar as demandas da categoria. O ato foi convocado pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE) e…

Tática e Ética

Por György Lukács Para realizar a tradução deste texto de György Lukács, baseamo-nos, principalmente, na versão original em alemão, intitulada “TAKTIK UND ETHIK”, disponibilizada em 1977 pela Hermann Luchterhand Verlag GmbH & Co KG Darmstandt und Neuwied, com produção geral da Druck – und Verlags-Gesellschaft mbH, Darmstadt e edição…

28 de Junho: Comunidade LGBTQIA+ forte contra a política de fome e da morte!

O mês de junho deflagra, em todo o globo, uma série de ações alusivas às lutas da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexo, Assexuais e outros agrupamentos políticos que organizam suas pautas de luta pela vida a partir da defesa de suas identidades de gênero e orientação sexual. A grande sigla, que…

Saint Marx, priez pour nous !

Par João Bernardo 1. Les anticapitalistes apocalyptiques Ils ont inventé le capitalisme autophage, qui se dévore lui-même. Cette abstraction est la nouvelle Apocalypse. Si la religiosité ne correspondait pas à des exigences profondes, aucune société, au cours de l’histoire, n’aurait inventé les dieux et Dieu. Les Lumières européennes…

Rolê: histórias dos rolezinhos

Por Arthur Moura Em todos os momentos estava hasteada ali uma bandeira de guerra. Claudionor Magalhães — Hiato Rolê: histórias dos rolezinhos é o novo filme de Vladimir Seixas. Gostaria de tecer alguns breves comentários sobre a obra e o seu contexto geral. Vladimir [1] é um cineasta que venho acompanhando desde 2010, ano em que tive contato…

letralivre – ano 2 – nº 21 – 1998

Letralivre, um tanto de História A Revista de Cultura Libertária, Arte e Literatura letralivre foi publicada em papel por Robson Achiamé durante 14 anos (1994 a 2009), desde o modesto, criativo e esperançoso número 1 (16 páginas), até o vigoroso, generoso e fundamentalmente contemporâneo número 50, com 148 páginas, contando-se as quatro capas…

letralivre – ano 2 – nº 22 – 1999

Letralivre, um tanto de História A Revista de Cultura Libertária, Arte e Literatura letralivre foi publicada em papel por Robson Achiamé durante 14 anos (1994 a 2009), desde o modesto, criativo e esperançoso número 1 (16 páginas), até o vigoroso, generoso e fundamentalmente contemporâneo número 50, com 148 páginas, contando-se as quatro capas…

JustiÇa para os guarani kaiowÁ: em defesa das retomadas e libertaÇÃo dos povos

NÃO ESQUECER E NÃO PERDOAR O MASSACRE DE GUAPOY POR GT TERRA E LIBERDADE – FOB                 O GT Terra e Liberdade da Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias (FOB) convida as organizações, nacionais e internacionais, e militantes de todo os povos e países a uma campanha de justiça para os nossos companheiros…

Breque dos entregadores de aplicativos, Brasília (DF)

Início Destaques Breque dos entregadores de aplicativos, Brasília (DF) Série de fotografias feitas no Breque dos entregadores de aplicativos de Brasília (DF) em Janeiro de 2022. Por Juliana Antunes Todas as fotografias foram feitas utilizando a câmera Fujilm FinePix SL300. A edição foi feita pelo Adobe Lightroom. COMPARTILHAR Artigo anteriorLa…

Max Stirner y el stirnerismo

Max Stirner vio la luz en Bayreuth (Baviera) el 25 de octubre de 1806. No fue un escritor de una fecundidad extraordinaria, pues los cuidados por la existencia le acapararon demasiado tiempo. De sus escritos, solo uno se ha mantenido a flote, una obra a la cual se entregó por entero, en la que expresó todo su pensamiento y procuró indicar un camino…

Equador: Paro Nacional, Parte Dois – Dois Anos e Meio Depois, Outro Levante Abala o País

Devido ao esforço de diferentes internacionalistas, trazemos mais uma entrevista com camaradas nas linhas de frente dos levantes populares no Equador. Em outubro de 2019 houve uma extraordinária revolta indígena e popular no Equador que, após 12 dias e com saldo de 11 mortos, conseguiu cancelar um pacote de medidas neoliberais impostas pelo FMI…

[CALA] Apoio à luta do povo equatoriano!

Mais uma vez, o povo equatoriano tomou as ruas e estradas. A Confederação das Nações Indígenas do Equador (CONAIE) iniciou mobilizações em 13 de junho em todo o país, exigindo a implementação de uma plataforma de 10 pontos básicos que são demandas sentidas pelos que estão na base. Após mais de um ano de diálogo infrutífero com o governo…

hypomnemata 257 (junho de 2022)

Boletim eletrônico mensal do Nu-Sol – Núcleo de Sociabilidade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP no. 257, junho de 2022. repetições A trajetória das revoluções políticas está marcada por repetições e redimensionamentos acerca dos dispositivos de segurança do Estado em nome da vontade do novo…

Em Cuiabá, Centro de Cultura Popular completa 20 anos de organização e resistência popular comunitária

Repórter Popular/MT O Centro de Cultura Popular “Povo unido, povo forte” completa 20 anos de organização, luta e resistência popular comunitária, na comunidade do Parque Geórgia, Cuiabá/MT. Fundado em 8 de abril de 2002, pela comunidade, estudantes e movimentos sociais, nasceu como um barracão, que ficou famoso na comunidade e é lembrado…

Bolsa Piolho

Seu irmãozinho (meio-irmão) lhe contou que a mãe dele pagava 1.000 pesos por seus piolhos. Ela os colhia ao penteá-lo, duas vezes por semana. Trabalhava em um laboratório, estudando pragas. O pai ofereceu dar o dobro, para que o menino não tivesse de estar submetido à mãe. “Não sei o que o seu pai andou dizendo, Sabrina, mas eu quero que…

Pânico de quê? Crise do reformismo e retomada revolucionária

Por Gil Felix Para muitos, a crise que levou à derrocada dos governos da chamada onda rosa está sendo superada. Já houve a recomposição das alianças que os sustentaram e está em pleno curso a concorrência pelas posições de poder de Estado. Os processos eleitorais mais recentes que ocorreram em México, Argentina, Chile e Colômbia, assim como…

Vegano, mudanças de hábitos.

O conceito ético e moral vegano moderno foi iniciado na Inglaterra na década de 40 do século passado, do aprofundamento das questões vegetarianas em excluir de vez o consumo de alimentos, de roupas, de utensílios, de qualquer produto de origem animal ou que seja de exploração animal, como a força de trabalho (como bois e cavalos).  Sua força…

Carta aberta da mãe de Julian Assange para o mundo

Por Christine Ann Assange Há cinquenta anos, quando dei à luz pela primeira vez como jovem mãe, pensei que não poderia haver dor maior, mas logo a esqueci quando segurei o meu lindo bebê nos meus braços. Dei-lhe o nome de Julian. Agora entendo que estava errada. Há uma dor maior. A dor incessante de ser mãe de um jornalista premiado, que teve…

Intimidad criminal

Porque la noche pertenece a los amantes. Porque la noche nos pertenece. Patti Smith SOBRE LO MUERTO Para vivir en esta cultura unx tiene que permanecer muertx, vacíx. El estar sin vida es el afecto y la aspiración de la membresía social dominante. Una relación social en que la vida se reduce al intercambio del capital. No hay escape, se encuentra…

Instituto de Estudos libertários entrevista Glaucos Luis

Glauco Luis Quem é Glaucos? Um cidadão fronteiriço, neto de uma velha guarani, vivendo no meio do continente sul-americano (num lugar equidistante entre o Atlântico e o Pacífico – Cuiabá/MT); músico pantaneiro autodidata com atividades no rock, blues e outros gêneros; ativista dos ideais do movimento anarquista/libertário desde os anos 80…

El anarquista individualista en la revolución social

1 El individualismo anarquista tal como lo entendemos -y lo digo porque un puñado sustancial de amigos piensan esto como yo- es hostil a toda escuela y a todo partido, a toda moral eclesiástica y dogmática, así como cada imbecilidad más o menos académica. ¡Toda forma de disciplina, gobierno y pedantería es repulsiva para la nobleza sincera de…

Linhas tortas

Mais um Delito flagrante,mais uma quarta-feira No twitter o editor pede mais dinheiro,para mais um Zine,para mais alguma coisa,sabe-se lá pra que. Na rede ao lado esquerdistas diversos “#protestam” com outra hashtag do momento. No passarinho o @pedalante posta mais uma interminável foto,e ainda crê “na integração dos sujeitos com o seu contexto…

Análise de Conjuntura do Brasil – Junho de 2022

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O Brasil passa por um momento de rupturas e continuidades em 2022. O ano eleitoral concentra as atenções e os esforços de grande parte dos setores da sociedade, e pode acelerar diversos movimentos que em outros períodos caminham de forma mais lenta. Ao mesmo tempo, as classes dominantes impõem suas pautas para…

Milão: vigília pela libertação de Assange no consulado britânico

Por Comitê para a Libertação de Julian Assange – Itália e Comitê contra a Guerra – Milão Domingo, 3 de julho de 2022 às 17h30, na Piazza del Liberty em Milão. Em 3 de julho de 2022, Julian Assange fará 51 anos, um aniversário e tanto. Na verdade, Assange está prestes a ser extraditado para os Estados Unidos. Na quinta-feira, 16 de junho…

Urbanismo miliciano, remoções públicas e fragmentação política

Por Marcella Araújo Dando continuidade aos debates da Coluna Cidades, transcrevi e adaptei (sob supervisão e autorização da autora) a fala da Profa. Marcella Araújo, do Departamento de Sociologia da UFRJ e coordenadora do Urbano – Laboratório de Estudos da Cidade (IFCS/UFRJ), realizada na Mesa “Despossessões e resistências territoriais na…

SÓ ganha a guerra quem luta sem armas

Ninguém vai ganhar esta guerra. Só a não violência, a desobediência civil, a acção directa não violenta, a resistência desarmada das ideias, da cultura dos sentimentos pode inverter a actual situação. Não é minimamente previsível e se o fora seria o inicio da guerra perpétua que a Ucrânia ganhe a guerra, e para fazer a paz tem que ceder…

Instituto de estudos libertÁrios entrevista josÉ beserra de araujo

Junho de 2022 Beserra 1) Quem é José Beserra de Araujo? Sou atualmente motorista de caminhão aposentado, com 23 anos de profissão, tendo antes trabalhado por 2 anos como motorista de táxi. Isso depois de ter sido metalúrgico por 22 anos. Sou natural de Venturosa, nasci na Fazenda Pau Ferro no sertão de Pernambuco, onde trabalhei até 17 anos…

O lugar industrial em três andamentos – Notas sobre a região (pós)industrial de Setúbal

O início do século XXI parecia trazer consigo um duplo fim do lugar industrial no mundo ocidental. Por um lado, vivia-se um processo já bastante avançado de desindustrialização em que a economia dos serviços se apresentava como o novo futuro da economia global. Por outro, no campo das ciências sociais e humanas, a questão industrial foi perdendo…

Reunião preparatória sobre o plano diretor na Cachoeira do Bom Jesus

Alô comunidades da Cachoeira do Bom Jesus! Dia 05/06 tem reunião preparatória para audiência pública distrital, autoconvocada pela comunidade. É uma atividade de formação e mobilização sobre o Plano Diretor, com um resgate histórico sobre Plano Diretor Participativo, apresentação da proposta da Prefeitura e também da proposta distrital…

letralivre – ano 2 – nº 23 – 1999

Letralivre, um tanto de História A Revista de Cultura Libertária, Arte e Literatura letralivre foi publicada em papel por Robson Achiamé durante 14 anos (1994 a 2009), desde o modesto, criativo e esperançoso número 1 (16 páginas), até o vigoroso, generoso e fundamentalmente contemporâneo número 50, com 148 páginas, contando-se as quatro capas…

Sexualidade e Identitarismo

Por Primo Jonas Um estudo publicado em novembro de 2021 aponta o declínio consistente da atividade sexual nos EUA na última década (ou mais exatamente entre 2009 e 2018). Outros estudos recentes já haviam identificado a mesma tendência, mas este incluiu algumas variáveis metodológicas, decompondo a atividade sexual em categorias como “sexo…

El mazo del iconoclasta

“Dad rienda suelta a las pasiones inmorales” Mijaíl Bakunin Aunque el fatalismo impenitente que se ha instalado en nuestras mentes nos impida verlo, somos, en realidad, una numerosa pléyade de “desafectos al sistema”. Ideologizados o intelectualmente “vírgenes”, ductos o instintivos, necesitarios de autonomía o carentes de pan, pocos…


Você chegou ao final dos 100 artigos mais populares


Retornar às notícias mais recentes




Assine nossa newsletter
Receba as notícias mais relevantes em sua caixa de entrada uma vez por semana
Holler Box

Anarchist news | Noticias anarquistas | Actualité anarchiste | Anarchistische Nachrichten | Notícias Anarquistas | Notizie anarchiche | Notícies anarquistes | Αναρχική Ομοσπονδία

As opiniões são dos colaboradores e não são necessariamente endossadas por Federacaoanarquista.com.br [aviso Legal]