228 visualizações


COLETIVOS JUNTAM-SE E LANÇAM CAMPANHA RELATIVA À COVID-19:

As semanas passam, a crise económica aprofunda e o peso do Ensino Superior na carteira de estudantes e das famílias trabalhadoras continua a fazer-se sentir. Além das próprias desigualdades sociais que o ensino à distância acentua, onde possibilidades diferentes de acesso à internet e aos materiais continuam sem resposta universal por parte do governo e das instituições de ensino; onde a própria qualidade, conforto e segurança dentro de casa são um fator muitas vezes esquecido; onde estudantes-trabalhadores têm um aumento de instabilidade económica e mental, seja porque estão a trabalhar sem condições seja porque podem ser ou são demitidos; a própria qualidade geral do Ensino Superior sofreu consequências, independentemente da boa vontade e esforço de todas e todos os professores e estudantes, e ao contrário do que reitores, ministros e demais burocratas nos querem fazer crer.

Por todas estas razões exigimos a Isenção da Propina Já! Agora, mais do que nunca, é necessária a isenção do pagamento da propina do segundo semestre, com o direito de devolução do dinheiro de quem já pagou parte do segundo semestre, tal como a isenção das tantas taxas e emolumentos cobrados pelas universidades portuguesas, incluindo as inscrições nos exames e melhorias de nota, e ainda a isenção do pagamento das residências universitárias e das rendas quando a Universidade é senhorio.
Não pagamos mais crises e não aceitamos a precarização acelerada da Educação Pública em Portugal, com ou sem pandemias!

Incentivamos todos os coletivos e movimentos sociais que apoiam estas pautas a juntar-se à lista de subscritores, a partilhar este apelo e a lutar connosco pela Isenção da Propina Já!

Assinam:
RELL (CEL_Lisboa, RELL-Porto, RELL-Coimbra)
Rede de Apoio Mútuo LX
(Lisboa)
Disgraça
(Lisboa)
República Ninho da Matulónia
(Coimbra)
Real República da
Prá Kys Tão
(Coimbra)
Stop Despejos
(Lisboa)
Habita
(Lisboa)
Assembleia de Solidariedade Estudantil de Lisboa
(Lisboa)




Fonte: Rell-estudantil.weebly.com