Março 31, 2021
Do Reporter Popular
222 visualizações


Cerca de 15 jovens moradores de Cavalcanti vêm se organizando desde o começo da pandemia

Matéria feita pelo Movimento de Organização de Base (MOB/RJ)

Tendo em mente os impactos devastadores que a pandemia do novo Coronavírus trouxe na vida da população, sobretudo dos mais pobres, inúmeras iniciativas de solidariedade e de autocuidado vêm surgindo nas periferias desde o começo da proliferação do vírus, no intuito de buscar mitigar não só a pandemia em si, mas também seus impactos sociais. Com o poder público fazendo muito frente a todas essas problemáticas, só resta ao povo se organizar e garantir a própria sobrevivência.

Ação de natal organizada pela Frente Cavalcanti

Dentre essas iniciativas, surgiu a Frente Cavalcanti, um coletivo de jovens moradores do bairro de Cavalcanti, na Zona Norte do Rio, voltado a ações de enfrentamento à pandemia e seus impactos na comunidade. Para além de diversas ações de solidariedade de entrega de cestas básicas e de kits de higiene, a Frente também vem compondo diversas mobilizações voltadas às problemáticas das vidas nas favelas e agravadas pela pandemia, como os atos em repúdio ao assassinato de Beto Freitas por seguranças do Carrefour, mobilizações em defesa do auxílio emergencial e contra sua redução e contra o aumento das tarifas nos transportes públicos, tudo também em diálogo com diversos outros coletivos de favela e movimentos sociais comunitários.

Frente Cavalcanti em ato pelo auxílio emergencial em Vila Isabel

Valido mencionar também que, além das ações no território, a Frente está sempre buscando promover a conscientização dos protocolos de segurança necessários a evitar a disseminação do Coronavírus, como distanciamento, uso de máscara, lavar sempre as mãos, etc.

Com o criminoso anúncio de retorno às aulas por parte do Município do Rio de Janeiro, que em meio a um dos piores momentos da pandemia vai colocar milhares de alunos, trabalhadores da educação e seus familiares em enorme risco, a Frente Cavalcanti também buscou se mobilizar para evitar o efeito devastador que tal medida pode ter na comunidade, lançando a Campanha Comunidade Viva. Como a Escola Municipal Rostham Pedro de Farias, localizada no bairro, está dentre as primeiras a reabrir, o coletivo está buscou formas de fortalecer a comunidade escolar para promover um menor risco, por meio diálogos com a direção, professores, funcionários e em especial com os estudantes sobre a importância dos protocolos de segurança e respeito ao distanciamento, e por meio da entrega de kits com álcool gel, máscara, uma garrafinha de água para uso individual para as crianças, panfleto de conscientização sobre medidas de prevenção ao Coronavírus e máscaras para funcionários de toda a escola. Parte do resultado dessa ação pode ser conferida aqui.

Entrega de kits de cuidado individual para os estudantes da E.M Rostham Pedro de Farias

Mas a Campanha Comunidade Viva vai para muito além disso. Com o avançar da pandemia e da miséria dela decorrente, e com o genocida corte do auxílio emergencial, muitas pessoas estão precisando urgentemente de apoio. Assim, a Frente Cavalcanti buscará retomar suas ações a fim de combater a crise pandêmica e desacelerar o aumento de transmissão do vírus em nossas favelas

Com tal fim, a Frente está recolhendo doações e pedindo o máximo de divulgação possível, para que seja possível dar continuidade a tais iniciativas tão importantes para a sobrevivência da população da comunidade.

Doações podem ser feitas para alimentar o trabalho desenvolvido.

Banco Inter – 077

Felippe da Silva Lima

CPF – 12404223771

Agência – 0001

Conta – 9587101

Transferências via Picpay ou Pix podem ser feitas para o login @millena.mv

Para doação de máscaras ou de álcool 70° (líquido ou em gel), entrar em contato via e-mail: frentesolidariacavalcanti@gmail.com

Para informações de qualquer outra natureza, procurar o coletivo nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/frentecavalcanti

Instagram: https://www.instagram.com/frentecavalcanti/.




Fonte: Reporterpopular.com.br