Maio 24, 2021
Do Reporter Popular
242 visualizações


Inauguração contou com a presença de moradores da comunidade, sobretudo crianças

No último sábado, 22 de maio, coletivos e moradores do Morro dos Macacos, na Zona Norte do Rio, inauguraram uma geladeira literária no Parque Recanto do Trovador, localizado na entrada da comunidade e muito frequentado pelos seus moradores. No evento de inauguração, foi estendido uma lona azul no gramado do parque e espalhados os livros do acervo da geladeira para que os frequentadores do parque pudessem se sentir mais acolhidos. Muitas crianças se envolveram com a atividade.

Com autores como Machado de Assis, José Saramago e Nelson Mandela, além de quadrinhos e livros infantis, a geladeira visa fomentar a leitura na comunidade. Muito se sabe que as favelas e periferias costumam ser sistematicamente negligenciadas pelo poder público, que quase nada faz para garantir os direitos como educação, saúde e lazer dos moradores de tais localidades. Assim, iniciativas como essa, organizadas e impulsionadas pela própria comunidade e em prol da comunidade, são se extrema importância.

“É de suma importância ter esse tipo de espaço aberto aos moradores, para ter esse incentivo à leitura, atiçar a curiosidade das crianças e estar alimentando esse desejo por conhecimento. Tem bastante dessa demanda aqui. Pessoal aqui tem muita carência de leitura e espaços que incentivem isso, e cada espaço desse que surge já é uma vitória pra a gente, poder ver essas crianças e os jovens daqui da comunidade tendo essa motivação a mais pra poder meter as caras no estudo”, contou Alexandre Alves, de 24 anos, morador da comunidade e integrante do Coletivo Macacos Vive, grupo local voltado à comunicação comunitária e fomentador de eventos na comunidade.

A geladeira estará aberta à visitação no Parque Recanto do Trovador, no pé do Morro dos Macacos, especificamente na sede do Instituto IEVA; bem como seguirá recebendo doações de livros para compor o seu acervo.




Fonte: Reporterpopular.com.br