Março 11, 2022
Do Reporter Popular
93 visualizações

Nesta quarta-feira, 9, foi realizado na Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga (AMORABI) um café com roda de conversa entre mulheres. A atividade, realizada no feriado de aniversário do município, foi realizada em alusão ao Dia da Mulher. O evento teve como objetivo discutir esta data tão importante para as mulheres trabalhadoras, para dividir seus anseios, medos, felicidades e, principalmente, como a vida de cada uma foi afetada pela pandemia, retrocessos nos direitos e carestia de vida.

Entre as mulheres que participaram da atividade, destaca-se a família venezuelana, que já conheciam e começaram a participavam da associação através do cadastro social. Elas trouxeram reflexões acerca da mulher imigrante, as dificuldades e barreiras que enfrentam, como por exemplo, não conseguir emprego por não serem fluentes em português. Barreiras estas, menos enfrentadas pelos homens da família, pois eles já se conquistaram uma vaga de emprego.

Foi nesta tarde, marcada pelo dia quente e o sol que iluminou a zona sul da cidade, que mulheres estreitaram laços e amizades, partilharam desabafos, risadas e cultura. Após uma tarde juntas, já miram horizontes para próximos eventos em conjunto.

Dia da mulher trabalhadora

Na sociedade capitalista, nos diferentes espaços que fazem parte da vida da mulher, é comum que no 8 de março sejam oferecidos presentes, flores, chocolates e mensagens que parabenizam as mulheres pelo seu dia.

Essas ações, entretanto, não levam em conta o significado da data. Este é um dia para relembrar a luta árdua das mulheres, que desde sempre enfrentam todas as formas de violência  e fazem memória a cada trabalhadora que se arrisca no dia a dia pela sua liberdade.




Fonte: Reporterpopular.com.br