Abril 19, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

Convite para participar

À medida que o mundo enfrenta uma nova guerra fria, ameaçando a qualquer momento tornar-se uma guerra “quente”, potencialmente nuclear, todos nós já vivemos com as suas consequências – económicas e políticas. A guerra na Ucrânia mudou o mundo de um dia para o outro. Para milhões de pessoas trouxe a morte, mutilação, desalojamento e migração forçada. Para centenas de milhões, trouxe inflação, pobreza e insegurança. Enquanto os trabalhadores de ambos os lados são forçados a pagar o preço do choque das forças imperialistas na Ucrânia, muitos trabalhadores estão divididos entre elogios ao nacionalismo ucraniano e aplausos pela invasão de Putin.

A tarefa diante de todos nós é compreender a natureza desta guerra, definir as suas dimensões económicas e políticas e tentar definir uma posição antimilitarista firme e consistente. Uma posição que nos permita colocar as nossas análises e as nossas lutas no caminho da oposição intransigente à guerra e da luta pela liberdade e pela igualdade dos povos de ambos os lados e da classe trabalhadora como um todo.

Para dar um passo nessa direção, convidamo-lo para uma conferência antimilitar em Sofia no dia 1º de maio .

O programa

1. Breve apresentação das organizações participantes na conferência
  2. Painel de discussão:
    1. Derrotismo revolucionário (quais são os seus fundamentos teóricos e a sua expressão prática no passado? É possível assumir uma posição semelhante hoje e como seria no contexto atual?)
    2. Que impacto tem a guerra sobre os trabalhadores? (inflação, mobilização, migração em massa, sanções, militarização da UE)
    3. Movimento anti-guerra (movimentos anti-guerra bem-sucedidos na história. Ações anti-guerra atuais contra a guerra na Ucrânia em todo o mundo. É possível na Bulgária organizar um movimento anti-guerra real e que medidas práticas podemos tomar nessa direção )
  3. Resumo dos resultados dos grupos de trabalho e discussão geral de cada um dos tópicos

O local da conferência não será anunciado publicamente. Para se inscrever você deve entrar em contato connosco pelo e-mail FAB fab@a-bg.org ou por mensagem pessoal no Facebook .

Paz entre os povos, guerra contra o poder!

aqui

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com