Novembro 18, 2020
Do Coordenacao Anarquista Brasileira
248 visualizações


Desde a Coordenação Anarquista Latinoamericana (CALA) expressamos a mais ampla solidariedade com os/as irmãos/irmãs do povo peruano e suas organizações, que enfrentaram um novo golpe de Estado acompanhado de uma investida repressiva dos setores dominantes locais. Estes setores que provocaram nos últimos dias uma situação de golpe institucional, mandando os milicos às ruas para disciplinar e controlar um povo cansado, são os mesmos setores que causaram um verdadeiro massacre com a “guerra suja” nos anos ’80 e ’90, que endossaram o autogolpe de Fujimori em 92, o massacre de Bagua em 2009 e as negociatas com a Odebrecht nas útimas décadas. São os mesmos que nestes dias assassinaram a sangue frio dois estudantes e feriram dezenas de companheiros/as nas ruas de Lima.

Por isso a revolta popular da última semana é mais uma expressão de um povo farto de um sistema político, social e econômico que não fez nada além de subjugar e deixar famintos os setores oprimidos. É a expressão mais contundente da longa e obstinada Resistência de todo um povo. Como bem dizem há muito tempo setores populares organizados no Peru, “O problema é estrutural” e “a resposta é popular”.

Este golpe de Estado liderado por Merino, que já fracassou graças à luta popular, abre igualmente um período de instabilidade e reacomodação dos setores dominantes para aprofundar o modelo neoliberal, a pilhagem e a repressão aos povos que habitam o território peruano e que vêm resistindo há mais de 528 anos.

Desde a CALA apoiamos e sustentamos os processos organizativos e companheiros/as comprometidos/as e envolvidos/as nas lutas sociais peruanas, sabendo que esse é o único caminho de resistência e avanço dos setores populares frente ao feroz ajuste antipopular e à violência dos de cima.

Nestas lutas está o melhor do povo, militante e combatente de todas as horas. Junto a González Prada e Cerpa podemos dizer que há luta popular para já, e que não tá morto quem luta!

Verdade e Justiça pelos companheiros assassinados na revolta popular!!!
Viva a resistência do povo peruano!!!
Abaixo toda ditadura!!
Pela Construção de Poder Popular!!
Viva o Anarquismo Organizado!!
Arriba los/as que luchan!!!

Coordenação Anarquista Brasileira (CAB)
Federação Anarquista de Rosário (FAR)
Federação Anarquista Uruguaia (FAU)
COORDENAÇÃO ANARQUISTA LATINOAMERICANA (CALA)




Fonte: Cabanarquista.org