Maio 17, 2022
Do Reporter Popular
195 visualizações

Por Cursinho Popular da Amorabi

Em Joinville, Santa Catarina, no último sábado, dia 14 de maio, teve início o Cursinho Popular da Amorabi. O cursinho tem foco na preparação de estudantes do Itinga e região que buscam realizar a prova do ENEM.

O Cursinho Popular da Amorabi se junta aos mais de 40 anos de luta que a associação de moradores promove no bairro Itinga. Em todos esses anos a comunidade organizada conseguiu arrancar do Estado a construção de uma escola pública no bairro. O CEI Professora Juliana de Carvalho Vieira também é uma experiência de luta por educação popular, foi mantido e gerenciado pela comunidade por muitos anos, e é fundamental para educação das crianças e para formação profissional de mulheres da comunidade.

Criado em 2019, nos últimos dois anos o projeto aconteceu de forma online, devido a pandemia, e em 2022 voltou ao presencial. O espaço utilizado para as aulas é compartilhado com a Biblioteca Comunitária Lutador Dito, que tem esse nome em referência a Benedito Clóvis da Silva, que assim como Juliana de Carvalho, que dá nome ao CEI, é parte da histórica luta por vida digna no bairro Itinga. O espaço também conta com um mural pintado pelo coletivo Pintelute que lembra o sentido da educação popular na transformação da sociedade: “semear rebeldia, colher liberdade!”.

Contando com a militância de professores e apoiadores, o cursinho se organiza a partir dos princípios: interdisciplinariedade, autonomia, horizontalidade e contra todas as formas de opressão. Esses princípios surgem da crítica à realidade da educação pública e privada, entendendo a necessidade de eixos que desenvolvam o projeto de educação popular que transforme a sociedade.

Além de ofertar aula para os estudantes que buscam fazer o ENEM, também é ofertado um espaço de ciranda para crianças, buscando possibilitar o acesso de todos e todas.

O cursinho, que teve início no último sábado, vai até a semana que antecede ao primeiro dia de prova, em novembro, buscando apoiar gratuitamente os estudantes em todas áreas de conhecimento.

Para a manutenção da alimentação e compra de materiais didáticos contamos com o apoio das pessoas que acreditam no poder da educação popular. Para ajudar basta enviar um pix para chave cursinhopopular.amorabi@gmail.com

Para mais informações basta enviar uma mensagem no nosso WhatsApp 3465-2075.

Local: AMORABI, Rua dos esportistas n° 511, piso superior.
Aulas serão todos os sábados, até a data do ENEM, que acontecerá em novembro.
Horário das Aulas: 14 às 18 horas.
Aberto a todas as idades.
Oferecemos espaço para crianças.

 




Fonte: Reporterpopular.com.br