Março 18, 2022
Do Colectivo Libertario Evora

O anarquista ucraniano Igor Volokhov morreu a combater os invasores russos

Recentemente foi conhecida a notícia da morte do primeiro antiautoritário (decorrente da invasão russa à Ucrânia) . Em 2 de março, após um ataque com mísseis no centro de Kharkiv, morreu o nosso velho camarada Igor.

Natural da Crimeia, sonhava com a libertação de sua terra natal e foi coerente com esse objetivo. Logo nos primeiros dias da invasão das tropas russas alistou-se como voluntário no destacamento de defesa territorial, recebeu armas e lutou contra os invasores.

Era uma pessoa culta, profundamente determinada e até teimosa, com quem era interessante discutir – é assim que nos lembramos de Igor. Entre os seus contributos: ter participado no desenvolvimento do movimento sindical, ter participado no Maidan, em Kharkiv , ter iniciado a okupa “Autonomy”, ter tido uma participação ativa nos acontecimentos dos últimos dias.

Igor era um anarquista consistente do ponto de vista ideológico. Ele apoiou os seus amigos que estavam ou estão presos na Federação Russa – Alexander Kolchenko e Evgeny Karakashev. Participou na União de Estudantes quando esteve em direito. Sonhava organizar uma rede de cooperativas em toda a Ucrânia. Era uma pessoa brilhante, alegre e culta. Foi uma inspiração para muitos.

Mais sobre Igor pode ser encontrado aqui, aqui ou aqui.

O anarquista de Kharkiv Igor Volokhov, agora falecido, era uma pessoa diferente. Ativo, corrosivo, intransigente. Um excelente organizador e ávido conversador. Nunca teve medo de conflitos e até gostava deles.

Mas todas as disputas e conflitos da sua vida são pouca coisa face ao facto de Igor se ter tornado um herói. Um verdadeiro herói, sobre o qual se escreverá primeiro em publicações anarquistas e depois na literatura acadêmica.

Concertos serão realizados em sua memória. Canções serão escritas sobre ele, talvez até em diferentes idiomas. Pontos de encontro certamente terão o seu nome e talvez as ruas em que estarão localizados. Provavelmente, algum grupo de insurretos dedicar-lhe à o incêndio da embaixada russa, e até os críticos mais inveterados da insurreição os aplaudirão por isso.

Podemos ter atitudes diferentes em relação à religião, mas Igor Volokhov encontrou a vida eterna mesmo em categorias puramente materialistas.

E as entidades sem rosto que o mataram não receberão nenhuma vida após a morte, nem túmulo nem qualquer epitáfio.

O teu sacrifício não será esquecido, dá-nos raiva e força para continuar a luta, camarada!

Comité Contra /// Comité de Resistência

aqui: https://avtonom.org/news/anarhist-igor-volohov-pogib-v-boyu-s-rossiyskimi-okkupantami

(traduzido com o google tradutor)

Fonte: Colectivolibertarioevora.wordpress.com