Novembro 19, 2020
Do Biblioteca Anarquista
187 visualizações


De acordo com a Wikipedia anglófona…

O “Um FAQ Anarquista” é um FAQ escrito por um grupo de trabalho internacional de anarquistas sociais conectados pela internet. Ele documenta teorias e idéias e argumenta em favor do anarquismo social. Ele também explora outros debates internos do movimento anarquista e contrapõe argumentos comuns contra o anarquismo. Ele está em constante evolução desde 1995. Apesar de ter iniciado como uma crítica do anarco-capitalismo, no momento que foi oficialmente publicado ele havia se tornado uma introdução geral ao anarquismo.

O FAQ é publicado sob os termos da licença Documentação Livre GNU (copyleft) e é dedicado “aos milhões de anarquistas, vivos e mortos, que tentaram e estão tentando criar um mundo melhor”. Ele foi publicado oficialmente em 19 de julho de 1996 “para celebrar a Revolução Espanhola de 1936 e o heroísmo do movimento anarquista espanhol”.

Nota dos Editores

FAQ significa Frequently Asked Questions, Questões Frequentemente Perguntadas, uma lista de questionamentos comuns com respostas já bem estabelecidas. Vamos nos referir a ele como AFAQ, abreviação de Anarchist FAQ.

Este FAQ anarquista apresenta uma revisão histórica e análise detalhada de diversas tradições anarquistas, realizada por anarquistas sociais. No entendimento do Coletivo Editorial do AFAQ, anarquista social significa anarco-comunista, anarco-sindicalista, coletivista ou mutualista, embora a alcunha anarquismo social seja mais frequentemente associada às correntes que tem origem em Murray Bookchin – confederalismo democrático, municipalismo libertário, etc.

O anarco-individualismo é apresentado como corrente anarquista válida mas secundária, havendo primazia do anarquismo social, e o AFAQ rejeita sumariamente – com razão – o anarco-capitalismo como parte da tradição anarquista, demonstrando incompatibilidade do anarco-capitalismo com cada movimento. De fato, o objetivo inicial do FAQ era posicionar as visões anarquistas, incluindo as individualistas, contra com o capitalismo, mas posteriormente o projeto se tornou mais amplo.

Traduzir e manter um FAQ é um exercício extremamente intenso, pois FAQs são constantemente atualizados, re-editados e referenciados. No momento da escrita desde texto (31-05-2020), a versão mais atual é a 15.4 – décima quinta versão, quarta revisão. Além disso, a bibliografia usada apresenta uma miríade de cruzamentos que se perdem com a tradução e re-edição, sendo um trabalho intenso mesmo para uma editora formal com amplos recursos. Dessa forma, esta seção não se propõe a ser completa ou atual, meramente apresentar um reflexo correto de partes do histórico do Um FAQ Anarquista.

A biblioteca anarquista anglófona mantém um arquivo do AFAQ no endereço .

“O” FAQ ou “UM” FAQ

É de extrema relevância apontar que eles não se apresentam como O FAQ Anarquista, mas como UM FAQ Anarquista, o que denota um respeito a multiplicidade de tradições de luta pela liberdade ao não se posicionar como única referência sobre o tema Anarquia. De fato, apesar da clara primazia do anarquismo social nestes textos, escritores de diversas outras correntes apresentaram contribuições.

O FAQ

Seção A: O que é anarquismo?

Pendente.

Seção G: O anarquismo individualista é capitalista?

Pendente.

Seção B: Porquê anarquistas se opõem ao sistema vigente?

Pendente.

Seção H: Porquê anarquistas se opõem ao socialismo estatal?

Pendente.

Seção C: Quais são os mitos da economia capitalista?

Pendente.

Seção I: Com o quê uma sociedade anarquista se parece?

Seção D: Como estatismo e capitalismo afetam a sociedade?

Pendente.

Seção J: O que anarquistas fazem?

Pendente.

Seção E: O que anarquistas pensam sobre as causas de problemas ecológicos?

Pendente.

Seção F: Seria o “anarco”-capitalismo uma forma de anarquismo?

Pendente.

Apêndice: Os Símbolos da Anarquia

Pendente.

Bibliografia

Pendente.

[1]

[1]

[2]

[3] GNU Free Documentation License, GFDL.




Fonte: Bibliotecaanarquista.org