Abril 11, 2022
Do Reporter Popular
191 visualizações

 Por Repórter Popular – Rio de Janeiro

Sábado, dia 2 de abril, o projeto popular Viaduto Literário comemorou seus quatro anos de idade. O Viaduto Literário é um projeto de literatura que atende crianças e jovens do Morro da Providência, do Morro do Pinto e de Nabuco, territórios no centro da cidade do Rio de Janeiro. Com diversas atividades lúdicas e artísticas, como de contação de histórias, roda de leitura, músicas e brincadeiras, o viaduto é uma opção de lazer e cultura para as crianças da região.

Tia Marcinha, principal idealizadora do projeto, já realizava diversas atividades como estas no território há muitos anos. Foi quando em 2018 ela junto a um grupo de voluntários resolveram ocupar permanentemente aos sábados a praça abaixo aos Viadutos São Paulo e São Pedro. Desde então, o grupo foi consolidando seu trabalho, atraindo a juventude e realizando atividades diversas. Através de uma parceria com o Museu do Amanhã e com o Museu da Arte do Rio, eles realizaram diversos passeios, proporcionando ainda mais acesso à cultura para a criançada.

Durante a pandemia, o trabalho teve que passar por um processo de reorganização, uma vez que foram interrompidas atividades que gerassem uma aglomeração, podendo contribuir para uma maior disseminação do corona. Por outro lado, durante esse período o grupo deparou-se com os inúmeros desafios passados pela população mais precarizada: a fome, o desemprego, a falta de estrutura e conhecimento para lidar com o vírus.

Assim, o grupo passou a dedicar-se às atividades de apoio à população do bairro, como a arrecadação e distribuição de alimentos e Equipamentos de Proteção Individual. Durante esse período, o projeto engajou-se na distribuição de centenas de cestas básicas, mais de cinco mil máscaras, entre outros.

Voltando agora em março a desenvolver suas atividades com crianças, foi mais que necessário a comemoração de aniversário para celebrar esse retorno. O dia contou com comes, bebes e inúmeras brincadeiras. Fantasias, mural de fotos, espaço para leitura e desenho, dois pula-pulas, animadores, máquina de algodão doce e tantas outras coisas. Se o grupo estava empolgado com a volta dos encontros, imaginem as crianças!

Você pode acompanhar o projeto pelas redes sociais: instagram.com/viadutoliterario e também pelo site: viadutoliterario.wixsite.com/viadutoliterario

Lembrando que, enquanto projeto autônomo e popular, o Viaduto Literário vive do esforço a apoio de voluntários, sendo toda forma de apoio mais que bem-vinda.




Fonte: Reporterpopular.com.br